one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lance Armstrong na "Cancer Council Hotline Classic" em Adelaide, 2010

Imagem:

Compartilhar:

Lance Armstrong diz que quer e merece voltar a competir

Criado em 19/01/13 09h28 e atualizado em 19/01/13 13h58
Por Da Agência Lusa

Lance Armstrong é banido do ciclismo
Por causa de doping, Lance Armstrong perdeu os sete títulos conquistados na Volta à França e foi banido do esporte (Foto: BenutzerHase/Creative Commons)

O ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong afirmou numa entrevista divulgada na sexta-feira (18) que pretende e merece regressar às competições esportivas, depois de ter admitido que as vitórias da sua carreira foram graças ao doping.

“Competição é o que fiz a minha vida inteira. Adoro treinar e correr”, disse durante a entrevista concedida à apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey em sua mansão em Austin, Texas, salientando que não pretende entrar novamente na Volta à França, mas que “há muitas outras coisas” que podia e gostaria de fazer, como participar da Maratona de Chicago.

Armstrong considera que merece “ser castigado”, mas disse não estar seguro de que merecerá a “pena de morte”, apesar de ter manifestado a sua falta de esperança numa oportunidade para voltar a competir.

“Francamente, esta pode não ser a resposta mais popular, mas acho que mereço isso [poder voltar a competir]”, disse, ressaltando que os seus antigos colegas de equipe que também se envolveram com doping receberam punições mais leves.

O ex-ciclista admitiu na primeira parte da entrevista ter-se dopado e afirmou ter vergonha dessa situação. “Tenho vergonha do que fiz, trata-se de uma coisa feia”, reconheceu, salientando que um dos “momentos mais humilhantes” que viveu foi quando se viu obrigado a deixar a posição de presidente da sua fundação Livestrong contra o cêncer, em novembro de 2012.

As autoridades anti-doping dos Estados Unidos retiraram de Armstrong, no final de 2012, os sete títulos alcançados na Volta a França e a medalha de bronze que tinha vencido nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. O atleta também foi banido de participar de competições de ciclismo, triatlo e corridas depois de uma investigação que concluiu que tinha montado o “programa de doping mais sofisticado da história do desporto”.

A perda desses sete títulos custou ao ex-ciclista 75 milhões de dólares em patrocínios que foram cancelados em menos de dois dias, como é o caso da Nike. Armstrong reconheceu que o pior é a possibilidade de nunca mais os conseguir recuperar.

Veja a reportagem do Repórter Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Na entrevista a Oprah, o norte-americano afirmou que está “profundamente arrependido”, mas negou ter tentado subornar a Agência Anti-doping norte-americana quando a apresentadora de televisão se referiu as declarações do patrão do organismo, Travis Tygart, sobre um donativo de dezenas de milhares de dólares que o ciclista havia proposto.

O ex-ciclista emocionou-se e teve de conter as lágrimas quando Winfrey lhe perguntou como contou a verdade aos filhos. Armstrong disse que viu o filho “dizer aos amigos que o que diziam sobre o seu pai não era verdade”, sem nunca ter duvidado de si, e que foi então que decidiu dizer-lhe a verdade.

“Ao meu filho Luke [de 13 anos, o mais velho dos cinco filhos] disse para não me defender mais junto das outras crianças, que simplesmente lhes dissesse que lamentava o que o pai tinha feito”, respondeu. O ex-ciclista constatou que o filho reagiu de forma muito madura e compreensiva, tendo-lhe dito que entendia e que nada iria alterar a sua relação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário