one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Até então detentor do recorde mundial dos 1500m T11, Odair Santos foi batido por queniano e levou a prata

Imagem:

Compartilhar:

Anvisa simplifica importação de produtos para teste antidoping

Criado em 07/03/13 14h12 e atualizado em 07/03/13 15h02
Por Gabriel Palma Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Odair Santos durante prova dos 1500m T11
Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com cada evento sediado no país, como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e os Jogos Pan-Americanos de 2007. (Buda Mendes/CPB)

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simplificou o processo de importação dos produtos utilizados nos testes antidoping que serão aplicados nos atletas durante os grandes eventos esportivos que o país sediará, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A resolução com a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

Segundo a Anvisa, com o documento, o Brasil passa a ter uma norma única para eventos esportivos que ocorrem em território nacional. Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com cada evento sediado no país, como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e os Jogos Pan-Americanos de 2007.

A norma determina que as amostras e os kits de coleta para exames antidoping esportivos não precisam de fiscalização quando forem importados por laboratórios e entidades reconhecidos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Atualmente, o único que opera no Brasil é o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O laboratório ou entidade importadora, por determinação da Anvisa, deve cumprir as normas nacionais e internacionais de transporte e embalagens estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (conhecida pela sigla inglesa Iata) e pela Organização da Aviação Civil Internacional (conhecida pela sigla inglesa Icao).

Uma das regras é que o importador deve registrar o pedido de liberação sanitária no local de entrega dos kits e amostras antidoping. A liberação deve ocorrer em 24 horas. Quando houver alguma situação epidemiológica internacional, a Anvisa poderá proibir a importação ou a entrada dos kits em caráter emergencial ou temporário.

As embalagens externas dos kits de coleta devem ser identificadas com as seguintes informações: nome e endereço do importador e do exportador, identificação do produto e finalidade da importação. A decisão da Anvisa prevê também que qualquer dano à saúde individual, coletiva ou ao meio ambiente em decorrência de alteração da finalidade declarada do produto ou de acidente seja de responsabilidade do importador.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário