one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Brasil brilhou sob o sol da Arábia Saudita na edição de 1997 da Copa das Confederações da FIFA

Imagem:

Compartilhar:

Copa das Confederações da Fifa: conheça a história do torneio

Criado em 15/04/13 15h36 e atualizado em 16/04/13 00h21
Por Guilherme Strozi Fonte:Portal EBC

Copa das Confederações 2013
O Brasil brilhou sob o sol da Arábia Saudita na edição de 1997 da Copa das Confederações da FIFA (Foto: Fifa)

Daqui a exatos dois meses, no dia 15 de junho, terá início a Copa das Confederações 2013, com a partida entre Brasil e Japão, às 16h, no Estádio Nacional de Brasília. Durante 30 dias, craques de pelo menos uma seleção mundial de cada continente, desfilam jogadas aos olhos dos amantes do futebol do mundo todo. Mas você sabe quando surgiu este torneio e quais são as regras para a classificação? E por que ele é realizado sempre um ano antes da Copa do Mundo, justamente no país sede do maior torneio de futebol do planeta?

Clique aqui e confira a tabela dos jogos do torneio deste ano

Atualmente, o campeonato é organizado pela Fifa, entre as seleções nacionais a cada quatro anos anos, e serve como preparação para o país-sede da Copa do Mundo e para as seleções que irão lutar pelo título mundial. Os participantes são os seis campeões dos torneios continentais, mais o país-sede e o campeão mundial, num total de oito países. Os torneios continentais são: A Copa América, a Copa das Nações da África, a Copa da Ásia, Copa das Nações da Oceania, Copa Ouro da CONCACAF e a Eurocopa.

Confira abaixo galeria de imagens das edições da Copa das Confederações:

História do torneio

A Copa das Confederações nem sempre foi chamada assim. Tudo começou em 1992, na Arábia Saudita. O país árabe organizou o evento que contou com apenas 4 seleções  (Costa do Marfim, Estados Unidos, Argentina e o país anfitrião). Naquele época, o torneio era chamado de Copa do Rei (ou “King Fahd Cup”). A Argentina sagrou-se campeã deste 1º torneio.

Copa das Confederações 2013
Jogando em casa, a seleção mexicana do técnico Manuel Lapuente transformou a Copa das Confederações da FIFA 1999 em festa nacional. (Foto: Fifa)

Em 1995, novamente a Arábia Saudita promoveu a Copa do Rei. Desta vez, seis seleções disputaram o evento – Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a própria seleção anfitriã. A Dinamarca, campeã europeia, venceu a competição batendo a Argentina na grande final por 2 a 0.

À partir de 1997, a Fifa passa a ser a organizadora oficial do torneio, surgindo assim, a Copa das Confederações da Fifa. Apesar de continuar a ser realizado na Arábia Saudita, o torneio já passou a contar com oito seleções representando os seis continentes. O Brasil ganhou o torneio pela 1ª vez, vencendo a Austrália por 6 a 0.

Em 1999, a Copa das Confederações deixa de ser realizada na Arábia Saudita. O torneio foi disputado no México que levou o título da competição ao derrotar a seleção brasileira na final. A edição seguinte, em 2001, foi realizada no Japão e Coreia do Sul, países que sediariam a Copa do Mundo em 2002. O torneio então, passa a ser considerado como evento preparatório para a disputa do Mundial seguinte, e portanto, o país-sede da Copa do Mundo passa ser também da Copa das Confederações.  A França vence esta edição e também a edição seguinte, em 2003, quando foi o país sede das competições.

Copa das Confederações 2013
A França reencontrou o caminho da glória internacional com a conquista da Copa das Confederações da FIFA, disputada no país entre os dias 18 e 29 de junho de 2003. (Foto: Fifa)

Em 2005 a Copa das Confederações foi realizada na Alemanha, país-sede da Copa do Mundo de 2006. Mais uma vez a seleção brasileira ergueu a taça vencendo a rival Argentina na final. E o Brasil se tornaria tri-campeão da competição na edição seguinte da Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul, vencendo os Estados Unidos na final.

Seguindo as regras do jogo, dia 15 de junho de 2013, começa em Brasília, a Copa dos Confederações do Brasil. Estão classificadas para o torneio as seguintes seleções: Brasil, Espanha, Nigéria, Japão, México. Itália, Uruguai e Taiti.

Em todas as edições anteriores, reparem que nunca um país-sede da Copa das Confederações sagrou-se campeão da Copa do Mundo que veio a seguir. Também ainda não ocorreu uma “dobradinha” dos campeonatos, ou seja, o mesmo país que venceu a Copa das Confederações, também não teve a glória de vencer no ano seguinte a Copa do Mundo. É aguardar para saber se no Brasil estas esta história se repetirá.

Abaixo, segue tabela geral sobre a história da Copa das Confederações:

CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Ano Sede Campeão Vice-campeão
1992 Arábia Saudita Argentina Arábia Saudita
1995 Arábia Saudita Dinamarca Argentina
1997 Arábia Saudita Brasil Austrália
1999 México México Brasil
2001 Coréia do Sul e Japão França Japão
2003 França França Camarões
2005 Alemanha Brasil Argentina
2009 África do Sul Brasil Estados Unidos

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário