one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médico aferindo pressão arterial de paciente.

Imagem:

Compartilhar:

Campanha orienta passageiros do Aeroporto de Brasília sobre cuidados com a hipertensão

Criado em 25/04/13 14h58 e atualizado em 25/04/13 15h54
Por Agência Brasil Edição:Tereza Barbosa

Brasília – A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou hoje (25) a campanha “Eu sou 12 por 8” para marcar o Dia Internacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que se comemora amanhã. No Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, funcionários, taxistas e visitantes poderão medir a pressão arterial e receber orientação sobre prevenção e cuidados com doença. Até as 20h, o atendimento será feito por profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) em três postos montados no aeroporto.

Segundo o coordenador da campanha, Marcus Bolivar, a hipertensão, popularmente chamada de pressão alta, é a principal causa de infarto, derrame cerebral e insuficiência renal, além de ser responsável por 50% das mortes no Brasil. “Escolhemos a hipertensão como foco principal, porque na maioria das vezes [a doença] é assintomática, o que leva o indivíduo a não procurar tratamento”.

Bolívar lembrou que há outros fatores de risco para a hipertensão como o tabagismo e os níveis altos de colesterol e glicose. Anualmente, são registrados no país 320 mil óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares. O número é duas vezes maior que o das mortes por câncer, três vezes superior ao das mortes associadas a acidentes e à violência e seis vezes superior às resultantes de qualquer tipo de infecção, incluindo a Aids.

Enquanto aguardava seu embarque, o economista Bernardo Volts, aproveitou para saber como estava a pressão e constatou que estava alterada em 16 por 7.“Isso já havia acontecido algumas vezes, mas é um alerta”, disse. Bernardo considerou o atendimento rápido e de grande importância. “As pessoas acabam deixando de lado a saúde e com essa campanha elas podem até trazer para sua rotina, fazer o exame de seis em seis meses”.

Marcus Bolívar informou que estudos recentes mostram que a hipertensão também causa impotência sexual. “Nesse caso os hipertensos não querem tomar remédio para tratar da doença com medo de ficar impotentes, mas o que causa a impotência sexual é a hipertensão". Segundo ele, outros problemas decorrentes da hipertensão são alguns tipos de demência e perda de memória. É a chamada demência vascular, que pede ser evitada com tratamentos. “São tratamentos simples, com remédios distribuídos gratuitamente nos postos de saúde. Há como evitar esses problemas maiores”.

O coordenador destacou que a prevenção da doença deve começar ainda na infância. "Apesar de 5% das crianças e adolescentes apresentarem o problema de maneira secundária, há um alerta para que se meça a pressão arterial das crianças nas consultas de rotina. A possibilidade de a criança apresentar o problema com a mesma intensidade de um adulto não deve ser descartada".

A orientação da diretora do ICDF, a cardiologista Núbia Welerson, para evitar a hipertensão é que as pessoas façam atividade física, controlem o peso e evitem alimentos ricos em sódio como os embutidos e enlatados, além de adotar uma alimentação saudável. "Se forem hipertensos, tomem os remédios corretamente”.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário