one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paraguai pede que OEA discuta situação no país no próximo dia 22

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai pede que OEA discuta situação no país no próximo dia 22

Criado em 02/08/12 12h17 e atualizado em 02/08/12 12h43
Por Renata Giraldi* Fonte:Agência Brasil

Novo presidente do Paraguai, Federico Franco, faz a primeira reunião com a equipe de governo
Novo presidente do Paraguai, Federico Franco (foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - A Organização dos Estados Americanos (OEA) poderá se reunir no próximo dia 22 para discutir a situação política no Paraguai. Ontem (1º) o representante do Paraguai no órgão, embaixador Hugo Saguier, sugeriu a data e pediu urgência na discussão argumentando que é necessário a entidade formalizar uma posição sobre o processo de destituição do então presidente Fernando Lugo e a entrada do novo governo.

O apelo de Saguier ocorreu durante a reunião do Conselho Permanente da OEA. Porém, o presidente do conselho, o jamaicano Stephen Vasciannie, disse que para definir a data da reunião sobre o Paraguai é necessário haver um acordo de todos os integrantes do órgão. No total, a organização é formada por 35 países.

Após a destituição de Lugo, em 22 de junho, integrantes da OEA examinaram a situação política no Paraguai. No entanto, nas consultas informais não houve consenso. O representante do Paraguai reconheceu que a questão divide opiniões na região.

O representante permanente da Costa Rica, embaixador Edgar Ugalde, defendeu a busca por uma posição definida da organização. O representante do México no órgão, Joel Antonio Hernandez Garcia, acrescentou que é "urgente" a reunião sobre a situação política no Paraguai.

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul decidiram suspender provisoriamente o Paraguai. A suspensão é até abril de 2013, quando há eleições presidenciais no país. A medida foi uma reação à forma como Lugo foi destituído. Para líderes políticos da região, o então presidente não teve o tempo necessário para se defender no processo de impeachment.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário