one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senador acreano defende mediação do governo pela permanência de haitianos no Peru

Imagem:

Compartilhar:

Senador acreano defende mediação do governo pela permanência de haitianos no Peru

Criado em 14/08/12 17h57 e atualizado em 14/08/12 18h18
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Senador Jorge Viana (PT-AC)
Senador Jorge Viana diz que governo do Acre gastou quase R$ 2 milhões para acolher imigrantes haitianos no estado (Foto: Antonio Cruz/Arquivo ABr)

Brasília – Os haitianos que estão acampados em Iñapari, na fronteira do Peru com o Brasil, estão passando por sérias dificuldades, inclusive fome. Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), eles foram vítimas do tráfico de pessoas para o Brasil e que foram deixados pelo caminho.

O senador defendeu hoje (14) que autoridades brasileiras ajudem a mediar uma solução com o governo peruano para dar assistência humanitária aos haitianos. “É muito importante que haja uma conversa das autoridades, do Ministério de Relações Exteriores, com o governo peruano para que eles possam dar um acolhimento para esses haitianos que estão lá, para que eles possam dar uma solução”, disse.

Saiba mais:

Haitianos acampados em cidade do Peru sobrevivem de doações, diz padre brasileiro

A hipótese de o governo brasileiro abrir as fronteiras para que eles entrem no Brasil, no entanto, não foi defendida por Jorge Viana, que é irmão do governador do Acre, Tião Viana. Segundo ele, o Brasil teve um comportamento exemplar com os imigrantes que bateram à sua porta, mas agora o problema precisa ser resolvido em território peruano.

“O Brasil já criou um mecanismo em que todos os haitianos que estavam aqui foram acolhidos. O governado do Acre gastou quase R$ 2 milhões no programa. O governador Tião Viana fez uma ação sem precedentes porque normalmente chama-se a [Organização das Nações Unidas] ONU para fazer ação humanitária. E o governo brasileiro criou uma política de acolher 100 haitianos por mês na embaixada. Agora tem um problema no Peru e nós não podemos [resolver]”, declarou o senador.

A grave situação dos haitianos acampados em Iñapari preocupa o governo do Acre. O secretário de Justiça, Nilson Mourão, disse hoje à Agência Brasil que o estado irá denunciar o Peru à Organização dos Estados Americanos (OEA) por não cumprir tratados nos quais se compromete a dar assistência humanitária aos imigrantes que entram em seu território.

Segundo Mourão, a representação tem o objetivo de alertar para o descumprimento de obrigações básicas com os imigrantes, como o fornecimento de alimentação. A situação dos 105 haitianos, acampados há quase quatro meses na cidade peruana, chegou “a um ponto crítico, inclusive com gente literalmente morrendo de fome”, disse. Quatro deles, de acordo com o secretário, deram entrada em um hospital da cidade de Assis Brasil, no Acre, em coma por desnutrição. A Embaixada do Brasil em Lima está em contato com o governo peruano para tratar do assunto.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário