one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durane a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

Imagem:

Compartilhar:

Ban Ki-Moon alerta que sanções afetam população iraniana

Criado em 06/10/12 10h01 e atualizado em 06/10/12 10h33
Por Agência Lusa

Sanções ao Irã atingem população, diz Ban Ki-monn
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durane a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Nações Unidas (Lusa) – O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, alertou em relatório divulgado sexta-feira que a população iraniana já sente o impacto das sanções internacionais, com o aumento do desemprego, a subida da inflação, ou a falta de medicamentos.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, os protestos já chegaram às ruas de Teerã, depois de aumento acentuado dos preços causado pela desvalorização da moeda. Só na última semana, o rial iraniano desvalorizou cerca 40% em comparação ao dólar americano.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs quatro rodadas de sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear, apesar de o país garantir que os propósitos são pacíficos. Os Estados Unidos e a União Europeia também aplicaram sanções ao país.

“As sanções impostas à República Islâmica do Irão têm tido efeitos significativos na população, incluindo uma escalada da inflação, aumento nas mercadorias e no preço da energia, aumento da taxa do desemprego e quebra nos bens essenciais, incluindo medicamentos”, relata Ban Ki-Moon.

O secretário-geral das Nações Unidas alerta também que as operações humanitárias têm sido prejudicadas, já que os problemas nos pagamentos conduziram a uma escassez dos medicamentos necessários para o tratamento de doenças como o cancro, problemas cardíacos ou respiratórios.

As sanções afetaram as exportações de petróleo, vitais para o país, e cortaram o acesso à rede de bancos internacionais. Ambas as medidas reduziram a quantidade de moeda estrangeira que entra no país.

A crise monetária colocou os líderes iranianos sob grande pressão por parte da oposição, a maior desde 2009, quando as manifestações contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad foram violentamente reprimidas.

Os críticos do presidente culpam-no pela crise monetária e dizem que a sua administração piorou a situação, com políticas como a limitação das taxas de juro bancárias, que levou muitos iranianos a retirarem seu dinheiro dos bancos às pressas.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, admitiu na terça-feira que as sanções tiveram impacto na população, mas defendeu que isso pode rapidamente ser invertido se o Irã estiver disposto a trabalhar com a comunidade internacional “de uma forma sincera”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário