one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Evo Morales promulga Lei da Mãe Terra

Imagem:

Compartilhar:

Bolívia cria Lei da Mãe Terra

Criado em 16/10/12 16h09 e atualizado em 16/10/12 16h15
Por Télam

Evo Morales promulga Lei da Mãe Terra
Evo Morales promulga Lei da Mãe Terra (Télam)

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta segunda-feira (15), a Lei da Mãe Terra e Desenvolvimento Integral para Viver Bem. “Se não há natureza, se estiver degradada, não há vida nem humanidade e com esta lei queremos propor como viver em equilíbrio e complementaridade com a Mãe Terra”, disse Morales.

A Lei é a primeira norma, aprovada na Bolívia, para proteger a natureza e o meio ambiente, para o qual, entre outros aspectos, cria uma instância dependente do Ministério de Água e Meio Ambiente, orientada a penalizar aqueles que a infringirem.

Recusos naturais

“É possível a exploração dos recursos naturais no marco de respeito à natureza, em equilíbrio e complementaridade, toda vez que esses recursos não renováveis, nunca mais voltarão”, afirmou o presidente boliviano.

Evo Morales considerou que não seria necessário acumular recursos econômicos às custas da natureza, se o Estado garantir uma renda para os idosos, e se esses, ao longo de sua vida, tiverem assegurada a educação e a saúde para seus filhos.

Preservação

Morales considerou que o debate na atualidade está centrado em como conservar e preservar a mãe terra, em cujo âmbito identificou problemas tanto no Oeste quanto no Leste do país.

“No Oeste, as terras estão sendo divididas e individualizadas e o plantio em áreas de pecuária, o que acontece por exemplo com a “quinua” (arroz andino) devido ao aumento de seu preço nos mercados internacionais que a incentiva a ganhar terras”.No Leste segundo ele, se vendem os troncos das árvores, deixando os campos vazios.

Morales explicou que o madeireiro, chega à região e oferece alimento ao indígena, às vezes álcool e pouco dinheiro e leva troncos de madeiras nobres.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário