one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Ciclone provoca uma morte e deixa 30 mil famílias sem luz

Criado em 23/10/12 15h55 e atualizado em 23/10/12 21h10
Por Télam

Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai
Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai (Foto: Agência Lusa)

Uma pessoa de 73 anos morreu, 165 foram evacuadas e cerca de 30 mil famílias estão sem energia elétrica como resultado de um temporal com ventos de 180 km/h que afetou a acosta atlântica do Uruguai.

A vítima fatal, um homem de 73 anos morreu nesta terça-feira (23), ao tentar cruzar uma enchente a pé, durante o ciclone extratropical que assola quase todo território uruguaio.

O secretario do Sistema Nacional de Emergencias (SINAE), Diego Cánepa, informou na manhã desta terça-feira que a vítima fatal é um trabalhador rural que tentou cruzar a pé uma enchente no estado de Duranzo, centro do país.

Atividades paralisadas

O temporal, que afetou o oeste e o sul do país, também obrigou a evacuação de 165 pessoas de suas casa frente aos riscos de acidentes. Segundo o portal do governo uruguaio, houve queda de árvores e muitas casas perderam seus telhados. Seis vias foram fechadas. O porto de Montevidéu, o principal do país, foi fechado após a queda de sete contêineres de um navio de carga proveniente do Paraguai. As operações foram normais em outros terminais consteiros e também em um aeroporto internacional de Carrasco. Nesta terça-feira não houve aulas no sistema de ensino público e privado, os escritórios estatais também fecharam suas portas e os centros comerciais da capital. Serviços de saúde e transporte foram mantidos.

Alertas

A Direção Nacional de Meteorologia (DNM) emitiu nesta segunda-feira um alerta vermelho para os estados de Maldonado e Rocha. O alerta foi estendido para Montevideo e Canelones. Em sua página oficial o organismo publicou que a advertência se deve a um “risco meteorológico extremo por possíveis fenômenos não habituais de intensidade excepcional” e que conduzem a um “nível de perigo muito grande para a população”.

No final da tarde desta terça-feira, o alerta foi alterado para a cor laranja, com a previsão de que as condições meteorológicas melhorem com o passar das horas.

Regiões afetadas

Dos 19 estados do país, 8 foram afetados. Os estados de Montevideo, onde reside a metade dos 3,3 milhões de habitantes do país, Canelones, o segundo mais populoso, Maldonado e Rocha, com costas sobre o Rio de la Plata e o oceano Atlântico, respectivamente, são os mais afetados pelos fortes ventos e chuvas. O fenômeno climático afetou também os estados de Colonia, San José, Lavalleja e Trinta e Três. Em Punta del Este foi verificada grande queda de árvores, semáforos e sinalizações públicas por ventos que alcançaram a a velocidade máxima de 180 km/h, o maior registro já verificado no Uruguai.

No último dia 19 de setembro, um ciclone extratropical, com ventos que alcançaram os 150 km/h, atingiu grande parte do território uruguaio e provocou a morte de três pessoas e cerca de 460 pessoas que tiveram que deixar suas casas, além dos danos materiais causados pela queda de árvores e redes de energia elétrica. Em Montevideo, cerca de 190 mil pessoas ficaram sem luz durante várias horas.




 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário