one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na missão #Rio365_Arte, a contribuição de @cacildanc é um dos destaques

Imagem:

Compartilhar:

Concurso fotográfico no Instagram vai virar livro

Criado em 15/10/12 09h33 e atualizado em 15/10/12 10h32
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

@Rio365
Na missão #Rio365_Arte, a contribuição de @cacildanc foi um dos destaques (Divulgação/Rio365)

Tirar foto hoje em dia é fácil. Qualquer pessoa que tem um celular com câmera se torna um fotógrafo em potencial. E quem tem internet no aparelho pode ainda compartilhar as imagens por meio de variados aplicativos. Mas apesar de toda facilidade de registro e divulgação de fotos no mundo virtual, o charme da fotografia impressa ainda conquista muita gente. Que tal unir as duas coisas? Esta é a ideia do projeto “Rio365 - um documentário fotográfico”.

Iniciado neste mês, o projeto quer aprofundar o olhar de cariocas e turistas sobre o Rio de Janeiro - cidade cenário da primeira edição - incentivando o compartilhamento nas redes. Antes de irem a campo, os internautas devem pegar orientações na internet.

O concurso, que permite participação livre e gratuita, dá algumas missões especiais através de seus perfis no Twitter, Facebook e Tumblr. A primeira delas, por exemplo, pede para os participantes fotografarem sob o conceito ‘arte’. No total, serão propostas 52 missões ao longo do projeto, uma a cada semana. A desta, por sinal, é 'primavera'.

Apenas na primeira semana de projeto, mais de 2.700 fotos com o tema 'arte' foram tagueadas com #Rio365_Arte. "(É) um número que nos surpreendeu positivamente, pois tínhamos zero seguidores no primeiro dia. Agora temos quase mil em pouquíssimo tempo”, afirma o criador e curador - geral, André Galhardo.

As melhores fotos de cada missão serão escolhidas por uma comissão de curadores, que divulgarão os melhores cliques diariamente em seus perfis, ao longo de um ano do projeto. Fazem parte da curadoria nomes como Raul Mourão (artista plástico), Nelson Vasconcelos (escritor e jornalista), Anna Letícia Cohen (coordenadora do grupo IgersRio e um dos perfis mais influentes do Instagram) e Sidney Garambone (jornalista e escritor). Os membros da curadoria do concurso cultural dão, também, justificativas para a escolha das imagens.

As melhores fotos de cada missão receberão prêmios especiais e menções honrosas. Encontros do Instagram, os #Instameet, também serão realizados para promover intercâmbio entre usuários do aplicativo e exposição das fotos selecionadas.

De acordo com Gargalho, as melhores fotos de cada bimestre - a critério da comissão de curadores - ganharão iPads, e um iPhone será o prêmio para o autor da melhor foto do projeto. "O processo de seleção depende de cada tema. É muito subjetivo. Não temos uma planilha com notas para quesitos. Depende de cada tema. Cada missão terá uma comissão de curadores própria, ampliando a diversidade de olhares. O objetivo é documentar o Rio pelos olhares das pessoas, independente de filtros, técnicas, etc. Queremos que os fotógrafos participantes cresçam durante este exercício”, comenta o criador e curador do concurso.

A ideia também é ser uma produção colaborativa. A partir do Instagram, os materiais passam pelo blog oficial, Twitter e Facebook. Ao final, será produzido um livro com as 365 fotos selecionadas nas 52 missões.

Endereços Virtuais @Rio365:

Instagram: @rio365

Twitter: @rio365doc

Facebook: facebook.com/rio365doc

Tumblr: rio365.tumblr.com

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário