one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestante detido por policiais durante protesto na Espanha

Imagem:

Compartilhar:

Detidos em manifestação na Espanha são alvo de processo judicial

Criado em 01/10/12 17h43 e atualizado em 01/10/12 18h04
Por EBC Fonte:Télam

Manifestante detido por policiais durante protesto na Espanha
Manifestante detido durante os protestos na Espanha (Foto: Agência Lusa)

As 35 pessoas detidas durante o protesto em frente ao Congresso dos Deputados espanhol do último dia 25 de setembro (25s) foram acusadas nesta segunda-feira (01) de cometer um delito contra as instituições do Estado, embora essas acusações houvessem sido retiradas.

A acusação foi feita pela presidenta do Tribunal de Instrução número 8 da Praça de Castilla, que assumiu a causa aberta contra os manifestantes, depois que o juiz do Tribunal Nacional, Santiago Pedraz, se negou a receber o caso.

Pedraz ordenou que os presos fossem encaminhados para tribunais ordinários, já que a polícia os acusava de crimes de ataques, lesões, resistência à autoridade, desobediência e desordem pública, e “nenhum deles competia ao Tribunal Nacional”.

O Ministério Público não apresentou novas acusações contra os manifestantes, que após prestarem depoimento diante dos tribunais da Praça de Castilla foram liberados com as mesmas acusações.
No entanto, a presidenta do tribunal decidiu pronunciar-se hoje a favor do Tribunal Nacional ao considerar que os manifestantes detidos na praça Neptuno poderiam ter cometido um “crime contra as instituições de Estado”, com punição que varia de seis meses a um ano de prisão e que pode chegar a cinco anos de prisão em casos mais graves.

Em sua decisão, a juiza afirma que os manifestantes do 25s “tentaram ultrapassar o perímetro de segurança estabelecido para impedir que os deputados espanhóis deixassem a Câmara”. Ela também sustentou que os manifestantes “lançaram objetos contra os funcionários da polícia” e foram responsáveis por agressões.“À luz do relatório policial fica claro que o objetivo da manifestação era exigir a destituição e ruptura do sistema vigente”, afirmou a juiza.

Testemunhos

A “Coordenadora 25s”, divulgou nesta segunda-feira (01) em sua página na internet, os locais e horários onde ocorreram as prisões dos manifestantes no dia 25 de setembro e convocaram as pessoas presentes no protesto a contribuírem com seu testemunho em relação a essas detenções.


A manifestação #25s

Milhares de pessoas convocadas pela plataforma “25s Rodeia o Congresso”, surgida do movimento dos indignados, se concentraram na última terça-feira na Praça Neptuno, a cerca de 200 metros do prédio parlamentar, para exigir a demissão do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e pedir o fim das políticas de austeridade frente à crise econômica internacional. Após várias horas de protesto pacífico, houve  tensão com a polícia, que reprimiu a manifestação, deixando um saldo de 64 feridos e 35 detidos. Na quarta-feira e no sábado, os manifestantes voltaram as mesmo lugar para denunciar a repressão e insistir na exigência de que Rajoy renuncie, e foram novamente dispersados com violência, ainda que os distúrbios tenham sido menores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário