one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enviado especial da ONU e Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi e o presidente sírio Bashar al Assad durante negociações para cessar fogo temporário

Imagem:

Compartilhar:

Enviado da ONU afirma que Síria aceita trégua temporária

Criado em 24/10/12 15h46 e atualizado em 24/10/12 15h58
Por Télam

Enviado da ONU afirma que Síria aceitou cessar fogo temporário
Enviado especial da ONU e Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi e o presidente sírio Bashar al Assad durante negociações para cessar fogo temporário (Télam)

O governo sírio aceitou um cessar-fogo temporal em razão da Festa Muçulmana do Sacrifício (Aid al Adha). A trégua será anunciada publicamente até quinta-feira (25), afirmou nesta quarta, o mediador internacional da ONU e Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi.

O Ministério do Exterior sírio porém, afirmou que o Exército “ainda está estudando a proposta de trégua” e condicionou que sua posição final será conhecida amanhã, já que os rebeldes não oficializaram nenhuma resposta à proposta do enviado especial.

Leia também:

Enviado da ONU chega à Síria para propor trégua

Assad decreta "anistia geral" que exclui crimes cometidos por terroristas

Segundo Brahimi, durante coletiva de imprensa na sede da Liga Árabe, no Cairo, se a proposta de trégua tiver êxito, “pode ser construído um cessar fogo mais sólido e prolongado, que se enquadre dentro de um processo politico”.

Brahimi fez o anúncio junto ao secretário geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, e membros do chamado “Grupo de Anciãos”, entre os quais se encontram o ex presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter ou a ex presidenta irlandesa Mary Robinson.

O diplomata argelino informou que contatou a alguns dos rebeldes armados que buscam há 19 meses derrubar ao presidente Bashar Al Assad assinalou que “a maioria deles, em princípio, aceitou” também a trégua que deveria começar esta sexta-feira (26).

O mediador internacional para a Síria que precedeu Brahimi, Kofi Annam, também obteve a aceitação das partes em conflito para um cessar fogo em abril, mas ele foi violado de forma sistemática e causou uma série de acusações entre as partes em conflito.

Durante a jornada, Brahimi informará aos membros do Conselho de Segurança da ONU sobre os resultados de sua última ida à regiçao, que terminou com uma visita a Síria e uma reunião com Al Assad.
Brahimi chegou hoje ao Cairo na oitava etapa de uma jornada que incluiu Arabia Saudita, Turquia, Irã Iraque, Jordânia, Líbano e Síria e anunciou que tem em sua agenda uma reunião com o presidente egípcio, Mohammed Mursi.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário