one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Julian Assange discursa na embaixada do Equador em Londres

Imagem:

Compartilhar:

Equador insiste em salvo conduto do Reino Unido para Assange

Criado em 02/10/12 21h20 e atualizado em 24/10/12 14h49
Por EBC Fonte:Prensa Latina

Julian Assange discursa na sacada da  embaixada do Equador em Londres
Julian Assange discursa na embaixada do Equador em Londres (Opera Mundi/Creative Commons)

O governo do Equador insistiu novamente nesta terça-feira (02) na necessidade de salvo conduto para o fundador do Wikileaks, Julian Assange, como a opção viável para resolver o caso em questão com Reino Unido e Suécia.

Tanto o presidente Rafael Correa como o chanceler Ricardo Patiño afirmaram em entrevistas no Peru, durante a 3º Cúpula entre Chefes de Estado da América do Sul e Países Árabes (Aspa), que em nenhum momento as autoridades equatorianas pensaram em suspender as investigações a Assange na Suécia por supostos crimes sexuais.

Leia também:

Equador e Reino Unido mantém impasse sobre extradição de Assange

OEA apoia Equador por unanimidade no caso Assange

Assange diz ser vítima de "caça às bruxas"

Garantias

Durante coletiva em Lima, ambos expressaram disposição para que o jornalista australiano possa responder aos questionamentos da justiça Sueca. Correa afirmou que  Assange corre risco caso seja deportado para os Estados Unidos. “Há senadores que querem acusá-lo com a lei de terrorismo que inclui pena de morte”, afirmou.

O presidente equatoriano ressaltou a iniciativa para que sejam oferecidas garantias de que ele não seja enviado ao território norte-americano caso viaje para Estocolmo para responder ao inquérito ou que o fiscal sueco viaje para Londres para tomar as declarações na embaixada equatoriana onde está Assange.

Correa negou que tenha se utilizado do caso com fins políticos ao conceder o asilo, muito menos com a intenção de ganhar popularidade. Ele explicou que conhece pessoalmente Assange e afirmou que o Equador atuou de acordo com a lei, apegado aos princípios e tradições de assegurar os direitos das pessoas.

Resposta

Patiño afirmou que o Equador enviará esta semana uma resposta à negativa do Reino Unido em autorizar o salvo conduto, na qual explicitará as razões para conceder a proteção ao cidadão australiano.

O chefe da diplomacia equatoriana afirmou que acredita chegar a um acordo com ambos países, embora o governo britânico tenha negado até o momento ao pedido equatoriano.

Asilo diplomático

Nos últimos dias Patiño presidiu um fórum nas Nações Unidas, denominado “O asilo diplomático fortalecendo o sistema internacional de direitos humanos”, onde afirmou que é justo e necessário o salvo conduto para Assange por parte do governo londrino.

Na ocasião ele afirmou que o líder do Wikileaks é um sujeito de direitos e seu país tem obrigações como Estado a protegê-lo, ao considerar que existem indícios de uma perseguição política após a publicação dos arquivos diplomáticos comprometedores para Washington.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário