one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, participa do lançamento de novo mecanismo de financiamento para a energia limpa EUA-Africa, durante a Rio+20

Imagem:

Compartilhar:

EUA não vão aceitar discussão que questione independência de Kosovo

Criado em 31/10/12 11h51 e atualizado em 31/10/12 11h57
Por Agência Lusa

Hillary Clinton participa do lançamento de novo mecanismo de financiamento para a energia limpa
Rio de Janeiro - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr )

Pristina, 31 out (Lusa) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira (31) que os Estados Unidos não aceitarão que se ponha em cheque a independência da ex-província sérvia do Kosovo, proclamada em 2008 com o apoio de Washington. "Nós iremos opor-nos a qualquer discussão sobre trocas de territórios ou sobre o estatuto independente do Kosovo", disse a chefe da diplomacia, fazendo alusão a recentes declarações de Belgrado, segundo as quais a partilha do Kosovo seria a melhor solução.

Numa coletiva de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, e o primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, Clinton pontuou que os EUA se manterão firmes sobre "a soberania e a integridade territorial de Kosovo e o estabelecimento de um Estado de direito em todo o território".

A secretária de Estado, cuja última visita à região ocorreu em 2010, esteve na terça-feira em Belgrado, onde apelou para a retomada do diálogo entre Belgrado e Pristina, condição obrigatória para uma aproximação à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"A minha mensagem às duas partes é idêntica: os EUA exortam todas as partes a prosseguir o trabalho, a aplicar os acordos já concluídos (...) e a propor medidas concretas para a normalização das relações" bilaterais, repetiu hoje em Pristina, capital de Kosovo.

Para a chefe da diplomacia norte-americana, esta normalização é "a chave do progresso futuro para os dois países".

"Isto requer vontade política, ou até mesmo coragem, mas se avançarem nesse caminho, o Kosovo e a Sérvia serão ajudados nos seus esforços" para reforçar a economia e melhorar o nível de vida dos seus cidadãos, disse.

Clinton referiu-se ainda à situação dos sérvios no norte do Kosovo - território próximo da Sérvia, onde são majoritários -, que se recusam a reconhecer as autoridades de Pristina.

A chefe da diplomacia norte-americana deverá encontrar-se hoje com um grupo de sérvios kosovares a quem quer garantir "o empenho da América" para que o Kosovo e toda a região se tornem uma área onde "todos os povos, quaisquer que sejam as suas origens, tenham oportunidade de vencer".

A proclamação da independência da maioria kosovar albanesa foi uma das últimas etapas do desmantelamento da ex-Iuguslávia e foi a consequência última do conflito (1998-99) que opôs a guerrilha independentista kosovar às forças de Belgrado, afastadas do Kosovo pela OTAN na primavera de 1999.

Os EUA são o principal aliado do Kosovo independente, juntamente com 22 dos 27 países da União Europeia, enquanto a Sérvia, apoiada pela Rússia, recusa reconhecer a independência.
Em Belgrado, na terça-feira, Clinton assegurou ao governo sérvio de que dialogar com Pristina "não obriga a Sérvia a reconhecer o Kosovo".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário