one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ativistas de apoio a descriminalização do aborto fazem uma performance com seus corpos pintados na frente do Palácio Legislativo, em Montevidéu, Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Mujica defende que lei sobre aborto seja submetida ao voto popular

Criado em 30/10/12 15h54 e atualizado em 30/10/12 16h01
Por Télam

Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto
O presidente Uruguaio José Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto (Foto: Télam)

Segundo informações publicadas na imprensa local, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, disse que a lei que descriminaliza o aborto “é um tema que deve ser resolvido por meio do voto popular”, o que reforça o argumento de organizações sociais e políticas que pedem uma consulta popular sobre o assunto.

O opositor Partido Nacional (PN), lançou uma campanha de coleta de assinaturas para colocar em prática esse mecanismo constitucional e tentar revogar a lei que, após ser aprovada pelo Senado, passa pela etapa de regulamentação.

A lei descriminaliza o aborto, mas as mulheres que desejam interromper a gravidez, seja qual for o motivo, devem cumprir uma série de trâmites legais, como submeter-se a uma equipe multidisciplinar de médicos e assistentes sociais, que fará as recomendações que estime pertinentes.

Após a assessoria, a mulher tem cinco dias para tomar uma decisão definitiva e  poderá enfrentar objeções por parte de médicos ou de instituições de assistência médica, com o cado do Circulo Católico, ligado à Igreja, que já anunciou que não fará nenhum aborto.

Nesse caso a lei obriga as instituições a entregar os casos a outro serviço do sistema integrado nacional de saúde.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário