one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado

Imagem:

Compartilhar:

Novos protestos devem percorrer o mundo neste sábado

Criado em 12/10/12 17h21 e atualizado em 13/10/12 09h47
Por Leandro Melito - EBC

Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado
Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado (Agência Lusa)

Um anos após o movimento organizado pelas redes sociais, que provocou a ocupação de praças públicas em todo o mundo para pedir por uma mudança global - o #15O, realizado no dia 15 de outubro - um novo chamado corre as redes chamando para mobilizações simultâneas neste sábado, dia 13 de outubro.

Intitulado de #GlobalNoise (Barulho Global), o novo protesto pretende tomar as ruas de diferentes cidades ao redor do mundo com panelaços, sob o slogan “muitas vozes, uma luta”.

Elites

O tema comum do protesto é a segmentação das elites políticas e financeiras "responsáveis pela destruição das comunidades e do planeta, ressoando em uma contínua onda de protestos contra a austeridade na Europa e ao redor do mundo”.  Segundo o manifesto divulgado pela internet, o Global Noise é o “símbolo de esperança e unidade, com base em uma grande variedade de lutas por justiça global e solidariedade, garantindo que juntos criaremos um novo mundo”.

Demandas locais

Cada cidade deve pautar o protesto com base nos problemas locais. “Não devo, não pago”, será o tema dos protestos na Espanha.  Em Portugal a mobilização será contra a Troika, medida de austeridade imposta ao país pela União Européia. Uma mensagem contra a guerra virá de Istambul e em Tóquio será realizado um protesto em frente ao encontro anual do Banco Mundial.

São Paulo

A capital paulista acompanhou as ocupações de outubro de 2011 com um acampamento em pleno Vale do Anhangabaú e prepara nova mobilização para este sábado. Pelo facebook, os ativistas convocaram o #Panelaço – A cidade é nossa!. “Armados com panelas, caçarolas e latas, sairemos às ruas pelo verdadeiro direito à cidade - não apenas estar na cidade, mas dela fazer parte em todos os sentidos”, diz a convocatória.

O alvo do protesto paulista é a especulação imobiliária. “Imóveis vazios ganham valor, enquanto a vida das pessoas que não podem ocupá-los passa a valer cada vez menos. Favelas são queimadas sem explicação, ocupações sofrem reintegrações constantemente, despejos e realocações de comunidades historicamente organizadas que estão na trilha de Mega Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, diz o texto.

Os manifestantes darão início ao protesto na Favela do Moinho, atingida por um incêndio no início deste ano, e seguirão com o panelaço até o Vale do Anhangabaú.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário