one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Falta de apoio às grávidas influencia a decisão pelo aborto

Imagem:

Compartilhar:

Polônia é condenada a indenizar jovem que enfrentou dificuldades para abortar

Criado em 31/10/12 09h01 e atualizado em 31/10/12 09h06
Por Agência Lusa

gravidez
Polônia é obrigada a indenizar jovem que teve dificuldades para abortar (Haroldo Trombeta/Creative Commons)

Estrasburgo, França, 30 out (Lusa) - O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou a Polônia a pagar uma indenização de 45 mil euros, o equivalente a mais de R$ 118 mil, a uma adolescente e à sua mãe, devido às dificuldades enfrentadas pela jovem para fazer um aborto legal.

No julgamento, a maioria dos juízes entendeu que foram violados os artigos sobre o direito ao respeito pela vida privada e familiar, da Convenção Europeia dos Direitos Humanos - tendo em vista a determinação legal de acesso ao aborto - e em relação à divulgação de dados pessoais da paciente.

O tribunal europeu considerou ainda que houve desrespeito pelos artigos que determinam o direito de liberdade e segurança, bem como o que proíbe o tratamento desumano ou degradante. O caso envolve uma adolescente polaca, nascida em 1993, que engravidou aos 14 anos, após ter sido vítima de um estupro, em 2008.

Mesmo com um certificado judicial que a autorizava a recorrer ao aborto, a adolescente enfrentou dificuldades para ser atendida, em dois hospitais distintos.

Numa das instituições, na cidade de Lublin, o chefe da enfermaria de ginecologia chegou a levar um padre católico para tentar convencê-la a desistir de interromper a gravidez.

A adolescente conseguiu abortar em Gdansk, no norte da Polônia, a cerca de 500 quilômetros da cidade onde vive

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário