one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O secretário do comitê Nobel Norueguês e ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland fez o anúncio do Prêmio Nobel da Paz

Imagem:

Compartilhar:

Prêmio Nobel da Paz é atribuído à União Europeia

Criado em 12/10/12 07h24 e atualizado em 15/10/12 10h00
Por Porta EBC

Thorbjørn Jagland
O secretário do comitê Nobel Norueguês e ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland fez o anúncio do Prêmio Nobel da Paz ( Saeima/Creative Commons)

O prêmio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia (UE) pelo seu trabalho pela paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos. O vencedor foi anunciado hoje (12) na Noruega. "A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", disse o Comitê responsável pelo prêmio. O comitê destacou que a União Europeia enfrenta atualmente "graves dificuldades econômicas e considerável agitação social ", mas prefere focar naquilo que considera o "mais importante resultado" do bloco, pois com seu papel estabilizador, a UE ajudou a transformar a maior parte da Europa de um continente de guerra em um continente de paz.

Confira também a matéria da Radioagência Nacional:


No texto, lido pelo secretário do comitê Nobel Norueguês, o ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland, que integra também o Conselho da Europa, o comitê lembra que, entre as duas guerras mundiais, atribuiu diversos prêmios a pessoas que procuravam a reconciliação entre a Alemanha e a França, algo que se tornou uma realidade após 1945. "O terrível sofrimento durante a II Guerra Mundial demonstrou a necessidade de uma nova Europa", defendem os integrantes do comitê, recordando que hoje é "impensável" uma guerra entre a França e a Alemanha, que ao longo de 70 anos combateram em três guerras.

"Isto mostra como, através de esforços bem dirigidos e da construção de uma confiança mútua, inimigos históricos se tornaram parceiros próximos", sublinha o comitê Nobel Norueguês.
O comunicado lembra ainda a adesão à UE da Grécia, Espanha e Portugal nos anos 1980, que se baseou na condição da introdução da democracia, e a abertura aos países da Europa Central e de Leste após a queda do Muro de Berlim, que abriu uma "nova era na história europeia".


"A divisão entre Leste e Oeste foi, em grande medida, finalizada; a democracia foi fortalecida; muitos conflitos nacionais de origem étnica foram concluídos", lembra ainda o comitê.
No comunicado, a instituição destaca também  que a admissão da Croácia no próximo ano, a abertura de negociações com o Montenegro e a atribuição do estatuto de candidato à Sérvia fortalecem o processo de reconciliação nos Balcãs e recorda que a possibilidade de adesão da Turquia também contribuiu, na última década, para o avanço da democracia e dos direitos humanos no país.


"O trabalho da UE representa 'fraternidade entre nações' e constitui uma forma do 'congresso da paz' que Alfred Nobel referia como critério para o Prémio Nobel da Paz no seu testamento de 1895", conclui o comitê. No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído a três mulheres, a Presidente de Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman. A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia.


O Nobel da Paz é o único que é anunciado e entregue Estocolmo, na Suécia, por decisão expressa do fundador dos prêmios. Os prêmios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

Agência Lusa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário