one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acampamento de refugiados sírios na Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Refugiados sírios na Turquia ultrapassam 100 mil

Criado em 15/10/12 15h06 e atualizado em 15/10/12 15h13
Por Agência Lusa

Refugiados sírios na Turquia
Acampamento de refugiados sírios na Turquia (Syria Freedom/Creative Commons)

Agência Lusa -  O número de refugiados sírios registados na Turquia ultrapassa os 100.000, número considerado pelas autoridades como limite da sua capacidade de acolhimento, anunciou hoje a direção das situações de emergência do governo turco.

Um total de 100.363 refugiados sírios divide-se em 14 acampamentos em sete províncias do sul do país, junto à fronteira com a Síria, segundo um comunicado da agência AFAD.
As autoridades estimam que vários milhares de sírios estejam na Turquia sem registro, instalados em hotéis ou apartamentos.

Leia também:

Síria proíbe aviões turcos de sobrevoarem seu território

União Européia prepara pacote de sanções ao Irã e à Síria

Brasil pede para colaborar no processo de paz do Oriente Médio

Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder

Capacidade de acolhimento

A Turquia, que se opõe ao regime de Damasco, tinha afirmado anteriormente que não tem capacidade para acolher mais de 100.000 refugiados, mas que não vai impedir a entrada de pessoas mesmo depois de ultrapassado esse número.

O ministro para os Assuntos Europeus turco, Egemen Bagis, apelou hoje à União Europeia para aumentar a ajuda à Turquia na gestão desta crise de refugiados e acusou Bruxelas de estar excessivamente centrada na sua crise da dívida. “A Europa devia começar a pensar nas pessoas que fugiram da Síria para a Turquia. A Europa tem de ajudar as que precisam de um abrigo seguro”, disse Bagis em entrevista ao diário alemão Die Welt.

Europa

Confrontados com estas declarações, vários ministros europeus asseguraram que a UE vai manter o apoio à Turquia mas não contempla oferecer-lhes refúgio.

“Temos de nos concentrar no acolhimento dos refugiados lá. Estes refugiados não querem sair do país para sempre, têm família, laços pessoais com o país, e querem regressar o mais depressa possível”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle.

“Não podemos pegar em aviões e transportar estas pessoas para a Europa e dizer que o problema está resolvido”, considerou também o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn.
Segundo a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, a UE tem ajudado a Turquia e vai continuar a fazê-lo, sendo que a principal necessidade do país é “tempo” para preparar instalações de acolhimento.

O conflito armado iniciado há 19 meses na Síria provocou uma fuga de refugiados para os países vizinhos, nomeadamente na Jordânia, que acolhe cerca de 210.000 refugiados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário