one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lugo diz que não será candidato à Presidência da República em abril de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Relatório aponta polícia paraguaia como responsável pelo massacre que causou destituição de Lugo

Criado em 03/10/12 16h41 e atualizado em 03/10/12 17h31
Por EBC Fonte:Prensa Latina

Fernando Lugo
O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo (Antonio Cruz/ABr)

Um relatório da Plataforma de Estudos e Investigações de Conflitos Camponeses responsabilizou hoje a repressão policial pelo saldo trágico da remoção de camponeses no episódio que ficou conhecido como “massacre de Curuguaty”, que culminou no processo  parlamentar que destituiu o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo.

O estudo, apresentado pelo presidente da Plataforma, o dirigente político Domingo Laino, está acompanhado por vídeos, fotos e declarações de testemunhas do episódio ocorrido em junho passado em Curuguaty, que causou a morte de 11 camponeses e seis policiais e deixou cerca de 100 feridos .

Reintegração de posse

O fato, que chocou a sociedade paraguaia, teria sido provocado por um suposto apoio de Lugo a grupos violentos de camponeses – segundo alegado no processo de impeachment – que teriam emboscado a força pública, e constituiu a principal acusação no processo contra o presidente expulso do cargo.

O relatório, elaborado por uma equipe dirigida pelo jurista espanhol Altor Martínez, afirmou que participaram da reintegração de posse 323  policiais, que deviam negociar a saída do terreno ocupado por 60 camponeses.

Versão

Durante conferência de imprensa, foram apresentados vídeos e imagens que desmentem a alegada emboscada camponesa, pois na recepção aos policiais estavam presentes até mulheres e crianças, além dos camponeses estarem praticamente desarmados.

Ainda segundo o relatório, o tipo de disparos, seus sons e os ferimentos por eles produzidos demonstram a utilização de armas de grosso calibre, automáticas, que nunca foram encontradas no acampamento nem apreendidas com os camponeses, que possuíam apenas velhas escopetas, e só uma delas foi disparada.

As declarações de vários policiais e camponeses que sobreviveram afirmam que franco atiradores posicionados nos arredores e não identificados começaram a disparar, causando o massacre menciona o informe.

Leia também:

ONU pede ao presidente do Paraguai que promova o diálogo político

Corte Suprema do Paraguai rejeita ação movida por Lugo sobre impeachment

Fernando Lugo denuncia perseguição política no Paraguai

A polícia abriu fogo indiscriminadamente, executando todos os camponeses que foram encontrados. Isso se comprova, segundo o relatório, porque muitos morreram por ferimentos causados a curta distância.

O estudo sobre o ocorrido -  que inclui a denúncia de detenções e maus tratos a menores de idade e a utilização de falsas evidências para incriminar os camponeses -  contrasta com o documento sobre o assunto produzido pela acusação e corrobora as denúnicas do dirigente camponês Rubén Villalba, detido no último dia 27 de setembro por sua participação no incidente. Ele afirmou que foi a polícia quem disparou primeiro no enfrentamento de 15 de junho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário