one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


“O que importa para os EUA é o controle, mais do que o acesso ao petróleo”, comenta Chomsky

Imagem:

Compartilhar:

Renomado linguista diz que Ocidente não quer democracia no Oriente Médio

Criado em 24/10/12 10h24 e atualizado em 24/10/12 10h35
Por Agência Lusa

Noam Chomsky
“O que importa para os EUA é o controle, mais do que o acesso ao petróleo”, comenta Chomsky ( Andrew Rusk/CC)

Cairo, 24 out (Lusa) – O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky considera que os países ocidentais, com os EUA à frente, receiam que a democracia se instale no Oriente Médio porque dificultaria o controle da região, noticia a agência Efe.

Chomsky expressou a sua opinião contracorrente na Universidade Americana do Cairo, onde foi recebido como um ídolo das massas por milhares de egípcios à sede da instituição, junto da Praça Tahrir, a quem qualificou como “um modelo inspirador convertido em símbolo mundial”.

Na sua conferência, centrada na chamada Primavera Árabe, Chomsky afirmou que “a maior ameaça para os Estados Unidos é que os países do Oriente Médio se transformem em verdadeiras democracias”.

Segundo o intelectual esquerdista, o Ocidente “não quer políticas que reflitam a vontade da opinião pública, porque esta considera os Estados Unidos e Israel, e não o Irã, como os verdadeiros inimigos”. Por isso, acrescentou, “em 2011, a França apoiou até onde lhe foi possível o ditador de Túnis, e os EUA o do Egito”, se bem que considere que para o Ocidente os países mais importantes são as ditaduras petrolíferas do Golfo.

“O que importa de verdade na política dos EUA para os exportadores de petróleo é o controle, mais do que o acesso ao petróleo”, destacou Chomsky, conhecido pelas posições críticas com a política dos EUA e de Israel.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário