one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bombardeios na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Turquia exclui qualquer diálogo com regime sírio

Criado em 30/10/12 11h44 e atualizado em 30/10/12 11h47
Por Agência Lusa

Bombardeios na Síria
Turquia responde a todos os bombardeios da Síria (Agência Lusa)

Ancara, 30 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta terça-feira (30) que o país não dialogará com a Síria, considerando que o regime de Assad "continuou a massacrar o seu próprio povo" durante a festa muçulmana do Eid al-Adha.

O ministro turco respondia aos jornalistas quando confrontado com declarações do seu homólogo russo, Sergueï Lavrov, que apelou para que os países da região dialoguem com o regime do presidente Bashar al-Assad. "Não faz qualquer sentido dialogar com um regime que continuou um  massacre contra o seu próprio povo durante a festa" do sacrifício, disse Davutoglu.

O ministro acrescentou que o seu país não se empenhará em qualquer iniciativa que possa ter como consequência a "legitimação do regime vigente".

Pelo menos 400 pessoas morreram em confrontos durante a festa do sacrifício apesar da trégua de quatro dias proposta pelas Nações Unidas e acordada entre os rebeldes e as forças leais a Assad.

Ahmet Davutoglu sublinhou que o governo turco mantém "consultas" sobre a crise síria com a Rússia, aliado tradicional de Assad, mas afirmou que a "mensagem mais clara para o regime sírio é que ele deve reconciliar-se com o seu povo”.

A Turquia cortou relações com o seu vizinho sírio e tomou partido a favor dos rebeldes que combatem o regime do presidente al-Assad. O país acolhe no seu território cerca de 108 mil refugiados sírios, segundo um novo balanço oficial divulgado hoje.

Depois de disparos sírios terem matado cinco civis turcos no início de outubro numa localidade fronteiriça no sudeste da Turquia, as forças armadas turcas respondem a todos os bombardeios provenientes da Síria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário