one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O economista Joseph Stiglitz

Imagem:

Compartilhar:

Vencedor do Nobel da Economia diz que o “euro não é bom para a paz”

Criado em 15/10/12 10h13 e atualizado em 15/10/12 10h29
Por Agência Lusa

 Joseph Stiglitz
O economista Joseph Stiglitz (Agência Lusa)

Berlim, 15 out (Lusa) - O euro divide os europeus e “não é bom para a paz”, afirmou nesta segunda-feira (15) o norte-americano Joseph Stiglitz, que recebeu o Prêmio Nobel da Economia 2001, numa entrevista ao jornal financeiro Handelsblatt.

“Todos os observadores externos concordam que o euro e as políticas destinadas a salvar o euro dividem os europeus neste momento. Trata-se de divisões entre Estados, mas também no interior dos próprios Estados, onde os movimentos extremistas e nacionalistas se tornam cada vez mais fortes. Isto não é bom para a paz. No geral, o euro foi contraproducente”, declarou Stiglitz.

Saiba mais:

Americanos vencem Prêmio Nobel da Economia 2012

“A situação atual é instável e levará a mais, ou a menos, integração. É possível que os fundadores tivessem razão [ao criar a moeda única], mas imaginaram certamente que se evoluiria naturalmente para uma união política, e não uma união forçada para evitar um desastre”, acrescentou o economista neo-keynesiano, que ganhou também o Nobel da Economia em 2001.

Joseph Stiglitz parabenizou, no entanto, a atribuição do Prêmio Nobel da Paz à União Europeia. “A União Europeia foi criada como um projeto de paz e assegura a paz na Europa. Por isso, merece o Prêmio”, declarou. Mas “a União Europeia não é a mesma coisa que a zona euro”, salientou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário