one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Casal gay

Imagem:

Compartilhar:

Casamento gay e uso recreativo da maconha aprovados em referendos

Criado em 07/11/12 10h19 e atualizado em 07/11/12 10h45
Por Agência Lusa

Casal gay
Casamento gay é aprovado em referendos norte-americanos (San Diego Shooter/Creative Commons)

Chicago, Estados Unidos, 07 nov (Lusa) - Os Estados norte-americanos do Maine e Maryland tornaram-se os primeiros no país a aprovar o casamento "gay" em referendo popular; enquanto os eleitores de Washington e Colorado votaram a favor do uso recreativo da maconha. Além das eleições presidenciais, que deram uma vitória confortável ao democrata Barack Obama, eleitores foram às urnas na terça-feira (6) para escolher representantes no Congresso, Senado, governo local, e opinar em dezenas de referendos.

Segundo projeções da Associated Press (AP), a proposta a favor do casamento homossexual passou nos estados do Maine e Maryland, a primeira vez que o feito aconteceu no país através de uma consulta popular. O casamento "gay" é permitido em seis outros estados e no Distrito de Columbia, e em muitos outros são autorizadas as uniões civis para casais do mesmo sexo.

"Esta eleição é um marco para a igualdade no casamento e olharemos sempre para este ano como um ponto de virada importante para a cidadania plena da comunidade LGBT", afirmou em comunicado o presidente da Human Rights Campaign [Campanha de Direitos Humanos], Chad Griffin.

Também uma consulta a favor do casamento gay no estado de Washington (noroeste) está próxima de ter resultado favorável ao 'sim'.  Já no Minnesota, os eleitores foram chamados a pronunciar-se sobre uma proposta de emenda da constituição estatal, definindo o casamento como apenas entre um homem e uma mulher, estando em curso uma contagem disputada.

Também segundo a AP, os eleitores no Colorado e Washington aprovaram o uso da maconha para uso recreativo, descriminalizando o consumo, que continua a ser ilegal à luz da lei federal. "Os eleitores falaram e temos de respeitar a vontade deles. Será um processo complicado, mas tenciono andar em frente", afirmou o governador do Colorado, John Hickenlooper, salientado a necessidade de resolver a contradição entre a lei estadual e federal. No Estado do Oregon, foi rejeitada uma medida semelhante, tal como já tinha acontecido na Califórnia em 2010.

Dezenas de estados já aprovaram no passado o uso de maconha para fins médicos, mas apenas em caso de doença e com supervisão de médicos.

Nas urnas jogou-se também o futuro da reforma do sistema de saúde promovido pela administração Obama (Obamacare), tendo os eleitores do Alabama aprovado de forma contundente uma medida que impede a obrigatoriedade de aquisição de seguro de saúde.Uma medida semelhante deverá passar também em Montana, mas foi rejeitada na Florida.

Na Califórnia, os eleitores rejeitaram um aumento geral de impostos para financiar a Educação, enquanto no Missouri foi rejeitado um imposto sobre o tabaco.

O fim da pena de morte esteve em jogo também na Califórnia, mais populoso estado norte-americano, mas os eleitores rejeitaram substituí-la pela prisão perpétua, segundo dados oficiais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário