one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


"Nanicos" devem influenciar eleições

Imagem:

Compartilhar:

Confira o guia completo com os horários das eleições norte-americanas

Criado em 06/11/12 08h47 e atualizado em 06/11/12 09h50
Por Agência Lusa

Obama e Romney - 2
Barack Obama e Mitt Romney decidem eleições nesta terça-feira (DonkeyHotey/CC

Redação, 05 nov (Lusa) – Confira os principais dados da noite eleitoral nos Estados Unidos, onde nesta terça-feira (6) mais de 200 milhões de eleitores são chamados a escolher o futuro presidente, Congresso e ainda a responder em dezenas de referendos locais.

Abertura das urnas

- O país abrange quatro fusos horários distintos, com a exceção de Alasca e Havai.

- 6h locais (9h em Brasília) - As primeiras assembleias de voto abrem na costa leste, como são os casos dos estados de Virginia, Nova Iorque, Nova Jersey e  New Hampshire.

- As assembleias da costa oeste abrem quatro horas mais tarde.

Encerramento

– 18h locais (21h em Brasília) encerra-se a votação nas primeiras assembleias de estados do leste.

- 19h locais (22h em Brasília) acontece encerramento da maior parte das urnas da Flórida, um dos estados potencialmente decisivos na eleição presidencial.

- Outros postos de votação na costa leste encerram às 20:00 locais (23h em Brasília) e às 22h locais (1h de quarta-feira em Brasília).

- A votação termina em todos os estados da Costa Oeste às 2h de quarta-feira em Brasília

Pesquisas de boca de urna

- As primeiras de sondagem à boca das urnas começam a ser divulgadas às 21h, na hora oficial brasileira. As estatísticas são recolhidas por 25 mil investigadores distribuídos por diversas regiões. Resultados parciais da contagem poderão ser divulgados, em tempo real, em alguns estados.

Principais estados

- Onze estados, coletivamente representando 146 votos no colégio eleitoral, estão indecisos, de acordo com a média das pesquisas calculada pelo RealClearPolitics.com.

- Um candidato precisa de 270 votos, no conjunto dos 51 estados, para ser eleito presidente.

- Barack Obama venceu em todos estes 11 estados em 2008, mas desde então perdeu a liderança em alguns deles. Segundo os dados da sua campanha,
apenas oito estados estarão entre os indecisos.

- Cenário de Obama: com base na média das últimas pesquisas, o atual presidente está à frente em 18 estados, coletivamente representando
201 votos eleitorais.

- A expectativa é de que Obama reúna 69 votos eleitorais em 11 estados chave, já tendo, entre eles, uma vantagem confortável na Pensilvânia (20 votos eleitorais), Michigan (16) e Wisconsin (10).

- Nesse cenário, os votos dos delegados de Ohio (18) e Iowa (6), por exemplo, seriam o suficiente para vencer, com 271 dos votos eleitorais.

- Cenário Romney: O caminho da vitória para Mitt Romney é mais difícil.Segundo as sondagens, Romney deve ganhar em 24 estados, que representam 191 dos votos eleitorais. O candidato republicado deve reunir 79 votos adicionais eleitorais em todos os 11 estados indecisos, o que torna quase indispensável uma vitória em Ohio, Florida e Virgínia, que representam juntos 60 votos eleitorais.

Congresso

- Nas eleições de terça-feira serão renovados todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes e 33 das 100 cadeiras do Senado. A previsão, segundo as pesquisas, é de que os republicanos mantenham a maioria na Câmara.

- No Senado, os democratas tentarão manter a maioria de 53 cadeiras, dependendo de disputas apertadas em estados como Massachusetts (nordeste), Virgínia (leste), Indiana (norte) e Missouri (centro).

Sistema de voto

- Cada estado define o seu próprio sistema de votação. Alguns utilizam o boletim em papel e outros o voto eletrônico. O sistema pode mudar inclusive dentro dos estados, variando segundo cada município.

Regras de recontagem

- Cada estado tem suas próprias leis para acionar uma recontagem. Na eleição de 2000, entre Al Gore e George W. Bush, alguns condados da Flórida decidiram recontar e outros não. As regras para aceitar boletins atrasados também variam segundo cada município. Em caso de litígio, os dois lados estão prontos para acionar uma ação junto aos tribunais nas jurisdições mais relevantes.

Voto antecipado

- Calcula-se que mais de 30 por cento dos norte-americanos votaram até terça-feira (6) por correspondência ou pessoalmente, em postos de votação.

Questão de Ohio

- Tal como noutros estados, no estado crucial de Ohio trabalha-se com um sistema de envio de votos à distância. Esse sistema gera dificuldades, por exemplo, com casos em que as pessoas se inscreveram para votar à distância e depois decidem comparecer pessoalmente, utilizando nesse momento uma cédula provisória.

- A lei estadual não permite que as cédulas provisórias sejam abertas até 17 de novembro e está permitido o uso de até 200 mil delas. Caso os resultados apresentem uma diferença de 0,5 por cento, uma recontagem automática de todos os votos é acionada

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário