one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Furacão Sandy provocou mortes durante a passagem na América Central

Imagem:

Compartilhar:

Furacão deixa 68 mortos no Caribe, relata OMS

Criado em 01/11/12 14h29 e atualizado em 01/11/12 14h47
Por ONU

Furacão Sandy
O Furacão Sandy provocou mortes durante a passagem na América Central (Agência Lusa)

O Furacão Sandy causou impactos em pelo menos cinco países do Caribe, principalmente em Cuba, Jamaica, Haiti e Bahamas, deixando 68 pessoas mortas e muitos desaparecidos. Esses países estão agora trabalhando na avaliação pós-desastre dos danos e das necessidades, relatou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Em termos gerais, relata a Organização, a tempestade afetou direta e indiretamente uma população de mais de 4,5 milhões de pessoas.

SAIBA MAIS
Sandy pode provocar desabastecimento em Cuba, diz ONU
Rússia envia ajuda humanitária para Cuba
Organização iraniana oferece ajuda a cidades americanas atingidas por Tempestade Sandy

Na Jamaica, houve danos relatados em telhados de vários hospitais e centros de saúde, no entanto a maioria dos danos foi em áreas administrativas e na cozinha das instalações. Um total de 136 abrigos foram estabelecidos e 1.900 pessoas foram evacuadas. A OPAS designou um especialista em dengue e um especialista em gestão de desastres para a Jamaica.

No Haiti, 54 mortes confirmadas foram notificadas, 20 desaparecidos e 20 feridos. A OPAS confirma que 12.947 pessoas foram evacuadas para 102 abrigos em todo o país. Mais de 18 mil famílias foram afetadas. Fortes chuvas e inundações causaram danos às vias principais, estradas e pontes no Haiti.

Em Cuba, 11 mortes foram relatadas, nove em Santiago de Cuba e duas em Guantánamo. Vários hospitais foram afetados em todas as províncias, bem como 375 centros de saúde. Mais de 820.000 pessoas — somente nas províncias de Santiago e de Holguin — estão sem abastecimento de água, de acordo com a atualização de 30 de outubro. Cuba tem capacidade de resposta para a saúde pública e a vigilância sanitária. No entanto, a situação está sendo monitorada pela OPAS em caso de ajuda adicional ser necessária.

Nas Bahamas, duas mortes foram relatadas. As áreas mais afetadas são Grand Bahama, algumas das Ilhas do Sul (Cat Island, Rum Cay, Long Island) e Abaco (particularmente Treasure Cay), onde há uma grande quantidade de populações vulneráveis.

Morreram também, de acordo com fontes não oficiais, 50 pessoas nos Estados Unidos após o furacão Sandy ter atingido a Costa Leste do país. As áreas mais afetadas são Nova York, Long Island e o sul de Nova Jersey, embora a tempestade também tenha causado inundações e falta de energia em Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e na capital, Washington, D.C.

Acesse os relatórios (clique aqui) da OPAS sobre a situação no Caribe, que vem sendo monitorada desde maio. Acesse também a avaliação da OPAS mais recente. Informações também estão disponíveis no site do Centro de Controle de Doenças e Prevenção.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário