one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governo brasileiro também é favorável ao Estado autônomo palestino

Imagem:

Compartilhar:

Marcha em solidariedade à Palestina reúne 10 mil e colore as ruas de Porto Alegre

Criado em 30/11/12 09h02 e atualizado em 31/12/12 13h31
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Palestina
O governo brasileiro também é favorável ao Estado autônomo palestino (Montecruz foto/Creative Commons)

Porto Alegre - Mais de 10 mil participantes participaram da Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. A partir das 16h30, pessoas de diferentes origens começaram a se concentrar no Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Cartazes, roupas coloridas, bandeiras e balões mudaram a paisagem da cidade para demarcar a solidariedade à causa palestina.

A mobilização recebeu ainda o apoio da Marcha dos Sem, manifestação pela justiça social realizada anualmente na capital gaúcha pelas centrais sindicais e outras organizações sociais. "Temos aproximadamente 5 mil inscritos no Fórum Social e tivemos o reforço de outros 5 mil trabalhadores, estudantes e membros de organizações sociais que tradicionalmente participam da Marcha dos Sem", calcula João Antônio Felício, secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e um dos organizadores do ato e do Fórum.

Segundo João Antônio Felício, a ideia de realizar um fórum social temático sobre a Palestina surgiu no Fórum Social Mundial realizado em 2011, em Dacar (Senegal). Na ocasião, organizações do Brasil sugeriram que o evento ocorresse em seu país. "A Palestina é um território de tensão, com muita dificuldade de acesso, o que inviabiliza a presença de muitos. O poder de mobilização de um fórum no Brasil é maior, o que atrai mais atenção", explica o dirigente sindical.

Status na ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) colocou em pauta a modificação do status da Palestina de “entidade observadora” para “estado observador”. Na prática, a alteração permitiria que o governo palestino participasse de agências da ONU, ainda que sem direito a voto.

João Antônio Felício esclarece que o Fórum vinha sendo preparado há mais de um ano e que a sua realização paralelamente à reunião da ONU foi mero acaso. A coincidência, porém, é motivo de comemoração. "De certa forma, essa mobilização coloca pressão por uma decisão favorável da ONU", ressaltou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário