one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Xi-Jinping deve ser escolhido também o novo presidente do país

Imagem:

Compartilhar:

Xi-Jinping é escolhido o novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês

Criado em 15/11/12 08h34 e atualizado em 15/11/12 08h47
Por Agência Lusa

Xi Jinping
Xi-Jinping deve ser escolhido também o novo presidente do país (Leon E. Panetta/CC)

Pequim, 15 nov (Lusa) - Os sete homens mais poderosos da China, todos de terno escuro, camisa branca e gravata entraram em fila indiana na sala onde centenas de jornalistas os aguardavam há quase duas horas. Ao atravessar o tapete vermelho que cobria o piso, o primeiro da fila ia mais de um metro à frente do segundo e foi ele, também, o único que discursou. Era Xi Jinping, o novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh). Na prática, é ele também quem deve assumir a vaga de presidente do país.

Saiba mais

Patriota: substituição da cúpula política chinesa não altera relação com o Brasil

Hu Jintao deixa cargo de líder do Partido Comunista Chinês

Como o Partido Comunista define o futuro da China?

A cena, descrita oficialmente como "encontro da nova liderança central com a imprensa", passou-se nesta quinta-feira (15) num salão do Grande Palácio do Povo, em Pequim. O "encontro", de dezoito minutos, não incluía perguntas dos jornalistas.

Xi Jinping apresentou um a um os seis "camaradas" que partilham com ele os lugares do Comitê Permanente do Politburo (escritório político) do PCCh, a cúpula do poder na China: Li Keqiang (atual vice-primeiro-ministro-executivo), Zhang Dejian, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

"Sob novas condições, o nosso partido enfrenta muitos desafios sérios e há também muitos problemas urgentes dentro do partido que precisam ser resolvidos, particularmente a corrupção, o divórcio do povo, formalismos e burocracia", disse Xi Jinping.

"Temos que fazer todos os esforços para resolver estes problemas. Todo o partido deve estar em alerta total", acrescentou.

Além de Xi Jinping, apenas Li Keqiang é oriundo do anterior Comitê, eleito em 2007, e que era constituído por nove elementos, mais dois do que o atual.

Como 59 e 57 anos, respectivamente, Xi e Li são também as figuras mais jovens da nova "liderança central", confirmando que a "mudança" ocorreu dentro da "continuidade".

A promoção de Xi Jinping, que hoje foi também eleito presidente da Comissão Central Militar do PCCh, assinala o início da ascensão ao topo do poder de uma nova geração de líderes.

Em março de 2013, Xi assumirá igualmente o cargo de Presidente da Republica e Li Keqiang substituirá o atual primeiro-ministro, Wen Jiabao, na chefia do Governo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário