one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O fundador do Wikileaks, Julian Assange, pretende concorrer ao Senado australiano nas eleições federais do próximo ano

Imagem:

Compartilhar:

Assange pretende criar partido político na Austrália

Criado em 13/12/12 17h34 e atualizado em 13/12/12 17h40
Por Télam

Assange pretende concorrer ao Senado na Austrália
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, pretende concorrer ao Senado australiano nas eleições federais do próximo ano (Télam)

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, pretende criar um partido político na Austrália que promova a transparência no governo e freie as intrusões na intimidade das pessoas.

Em uma entrevista concedida à agência de notícias Fairfaz Media, Assange, que já manifestou em 2010 seu interesse pela política australiana, revelou que as gestões para formar o Partido Wikileaks, “estão significativamente avançadas”.

O jornalista detalhou que o encarregado da criação do partido político é seu paí biológico, John Shipton, e que já existe um rascunho do estatuto e “uma grande pessoas admiradas pela cidadania australiana que estão dispostas a unir-se” à nova formação política.

A Lei Eleitoral da Austrália exige um mínimo de 500 assinaturas para criar um partido político e que todos os assinantes estejam inscritos no registro eleitoral para participar nos processos eleitorais.

Assange crê que pode cumprir com os requisitos legais nos estados de Nova Gales do Sul e Victoria, e sua participação eleitoral em um ou outro lugar dependerá de uma “decisão estratégica”. Concretamente, o fundados do Wikileaks deixou claro seu desejo de concorrer às eleições federais que serão realizadas no próximo ano como candidato ao Senado.

Caso Assange concorra como cabeça de chapa nas eleições federais, o foco de atenção será o número dois, já que o jornalista está refugiado desde 19 de junho na embaixada do Equador em Londres.

Assange solicitou asilo político ao país andino com o argumento de ser vítima de uma perseguição política por parte do governo dos EUA por revelar centenas de milhares de documentos classificados sobre as guerras do Iraque e Afeganistão e as relações internacionais estadunidenses em diferentes países.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário