one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O casal gay Federico Maserattine e Omar Salsamendi, casados recentemente em Buenos Aires, assistem a sessão na Câmara Uruguaia que aprovou o matrimônio igualitário

Imagem:

Compartilhar:

Câmara do Uruguai aprova casamento homossexual

Criado em 12/12/12 15h09 e atualizado em 12/12/12 19h17
Por Portal EBC

Casal gay em votação que aprovou matrimônio igualitário no Uruguai
O casal gay Federico Maserattine e Omar Salsamendi, casados recentemente em Buenos Aires, assistem a sessão na Câmara Uruguaia que aprovou o matrimônio igualitário (Ivan Franco / Agência Lusa)

Na madrugada desta quarta-feira (12), os casais homossexuais deram mais um passo para terem os mesmos direitos que os heterossexuais no Uruguai. A Câmara de Deputados aprovou o projeto de lei que trata do matrimônio igualitário. Apresentado pela Frente Ampla, partido do presidente José “Pepe” Mujica, o projeto altera o Código Civil e concede os mesmos direitos e obrigações a todos os casais. Às 0h56, após 8 horas de discussão, a votação terminou com 81, do total de 87 deputados, votando favoravelmente à medida.

 

Confira vídeo com relato de uruguaios sobre a aprovação do casamento igualitário

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Deputado oposicionista durante votação do matrimônio igualitário no Uruguai
Deputado de oposição no Uruguai, Gustavo Borsari, durante votação do projeto de lei do matrimônio igualitário (Ivan Franco / Agência Lusa)

Após a aprovação da Câmara, o projeto segue para o Senado onde deve ser votado no início de 2013. Caso seja aprovado no Senado, o projeto passará para a  promulgação do presidente Mujica e deve se juntar a outras medidas  legislativas apoiadas pela Frente Ampla, que tratam dos direitos civis da população uruguaia. Entre eles, estão os projetos sobre a descriminalização da maconha e do aborto, ambos em fase de regulamentação, e outro que trata da minoridade criminal

Deputada governista apóia matrimônio igualitário no Uruguai
A deputada uruguaia Valeria Rubino, da Frente Ampla, durante discussão sobre o projeto de lei do matrimônio igualitário (Ivan Franco / Agência Lusa)

Se isso ocorrer, o Uruguai se tornará o  segundo país na América Latina a legalizar o casamento entre homossexuais e o 12º no mundo. O matrimônio igualitário é atualmente reconhecido como lei na Argentina, Canadá, África do Sul,  Holanda, Bélgica, Espanha, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia e Dinamarca.

Acesse aqui o esboço do Projeto de Lei feito pelo coletivo uruguaio Ovejas Negras.

Leia também:

Mujica indica que promoverá plebiscito para decidir sobre descriminalização do aborto

Senado aprova descriminalização do aborto no Uruguai

Uruguai quer legalizar maconha para controlar consumo

Mujica defende união de empresários latino-americanos

Mujica faz discurso emocionado ao lembrar de Niemeyer

Argentina e Uruguai trocarão informações sobre ditaduras

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário