one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Park Geun-hye

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul pode escolher primeira mulher presidente nesta quarta-feira

Criado em 18/12/12 12h15 e atualizado em 18/12/12 12h34
Por Agência Lusa

Park Geun-hye
Park Geun-hye (Droustas Park / Greek Foreign Ministry / Wikimedia Commons)

Seul, 18 dez (Lusa) - A candidata conservadora Park Geun-hye pode tornar-se na nesta quarta-feira (19) a primeira mulher eleita presidente da Coreia do Sul, numa sociedade dominada por homens. De acordo com a sua história oficial, país não é governado por uma mulher desde a rainha Jinseong, há mais de um milênio.

As sondagens preveem uma luta acirrada entre Park, do Partido da Nova Fronteira (Seunri, no poder), e o candidato do Partido Democrático Unido (DUP, na oposição) e antigo militante dos direitos humanos, Moon Jae-in.

Neste contexto, Park Geun-hye alavancou sem problemas a bandeira feminista num país que é a quarta potência econômica da Ásia, mas onde as mulheres continuam afastadas do poder político e econômico.

As mulheres ocupam 15% dos lugares no parlamento sul-coreano e apenas 12% dos cargos de direção nas 1.500 grandes empresas do setor privado.

Quando trabalham fora de casa, as sul-coreanas ganham, em média, menos 40% que os homens, uma diferença recorde nos estados-membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Todos falam de mudança e reforma (...) mas eleger a primeira presidente do país será a maior mudança e a mais importante reforma política da nossa história", declarou a candidata.

Durante a campanha, Park prometeu aumentar a ajuda financeira às creches públicas, propôs incentivos para as empresas que empreguem mulheres e avançou com a ideia de impor aos partidos uma quota de 40% de mulheres nas candidaturas eleitorais.

Como presidente, Park terá que enfrentar a Coreia do Norte, as preocupações crescentes em relação ao emprego, uma população envelhecendo rapidamente, uma taxa de nascimentos em queda e o papel das grandes empresas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário