one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Havana

Imagem:

Compartilhar:

Cuba diz que Estados Unidos reforçaram bloqueio econômico

Criado em 21/12/12 11h09 e atualizado em 21/12/12 11h13
Por Télam

Cuba anuncia fim da exigência de permissão oficial para que cidadãos deixem o país
Governo cubano alega que multas foram aplicadas a entidades financeiras que mantiveram relações com a ilha (hoteliernews.com.br)

Télam, 21 de dezembro de 2012 – As autoridades cubanas reforçaram nesta sexta-feira (21) que o bloqueio econômico dos Estados Unidos contra a ilha e o caráter extraterritorial de tal política, rechaçada pela maioria da comunidade internacional na Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores publicadas hoje pelo jornal Granma recorda que em 11 de dezembro o Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em espanhol) do Departamento do Tesouro anunciou a imposição de uma multa de 375 milhões de dólares – cerca de 750 milhões de reais – contra as corporações Hong Kong e Shanghai do HSBC Holdings.

Cuba alega que o motivo da sanção ao HSBC é a suposta violação das sanções unilaterais dos Estados Unidos contra vários países, incluindo Cuba.

Em 12 de dezembro, a OFAC, que é encarregada de executar o bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba, fez outro anúncio de uma aplicação de multa de 8.571.634 dólares ao banco japonês Tokio-Mitsubishi UFJ, também pela mesma razão de acordo com o jornal Prensa Latina.

A nota oficial do governo cubano adverte que “a aplicação de tais penalidades injustas e ilegais demonstram a política de perseguição dos Estados Unidos às transações financeiras e comerciais contra Cuba e àqueles que sustentam uma relação legítima contra a ilha, ao amparo do Direito Internacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário