one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ONU diz que Timor-Leste está pronto para viver “com suas próprias pernas”

Imagem:

Compartilhar:

Missão de paz em Timor-Leste terá fim no dia 31

Criado em 21/12/12 09h44 e atualizado em 21/12/12 09h59
Por Agência Lusa

Timor-Leste
ONU diz que Timor-Leste está pronto para viver “com suas próprias pernas” (yeowatzup/Flickr/Creative Commons)

Díli, 21 dez (Lusa) - O representante do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Timor-Leste, Finn Reske Nielsen, considera que o país fez grandes progressos nos últimos anos e que chegou a hora em que as missões de manutenção de paz devem ser encerradas.

"Não tenho dúvidas de que, com todos os progressos que foram feitos nos últimos meses, Timor-Leste está pronto", afirmou o dinamarquês, que, além de representante de Ban Ki-moon, chefia a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), cujo mandato termina no dia 31 de dezembro.

A UNMIT foi estabelecida em 2006 na sequência da grave crise política e militar que provocou dezenas de mortos, milhares de desalojados e a implosão da polícia nacional.

"Olhamos para 2006 e este país estava muito perto do caos. A polícia estava fracassada, o governo estava funcionando mal e havia o perigo das coisas se tornarem mais sérias. Naquele momento não houve dúvidas de que era preciso apoio internacional, que foi garantido", recordou Finn Reske-Nielsen.

Lembrando que numa fase inicial foi a UNMIT que se encarregou da segurança do país, o representante salientou que, desde março de 2011, é a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) que tem a responsabilidade pelo policiamento. "O que observamos desde então é que a PNTL está operando muito bem e os baixos níveis de criminalidade continuam prevalecendo", referiu.
Outros indicadores de estabilidade no país foram os dois turnos das eleições presidenciais, em março e abril, e as eleições legislativas, de julho.

As eleições "correram muito bem" e levaram à tomada de posse de um novo presidente (Taur Matan Ruak) e de um novo governo (liderado por Xanana Gusmão) e parlamento, acrescentou Finn Reske-Nielsen.

"Penso que não há dúvidas que isto dá claras indicações de que Timor-Leste está realmente pronto para continuar com seus próprios pés", insistiu o representante de Ban Ki-moon.

Entre 1999 e 2012 passaram pelo Timor-Leste cinco missões das Nações Unidas, quatro das quais para a manutenção da paz. A UNMIT termina no dia 31deste mês e em 2013 Timor-Leste inicia uma relação "inovadora de cooperação" com a ONU, conforme pretendem as autoridades timorenses.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário