one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cúpula Social do Mercosul apoia a Ley dos Medios para todos os países do Mercosul

Imagem:

Compartilhar:

Cúpula apoia Marco Civil da Internet e defende “Ley dos Medios” para o Mercosul

Criado em 05/12/12 21h49 e atualizado em 06/12/12 19h21
Por Guilherme Strozi Fonte:EBC

Cúpula Mercosul - Comunicação
Cúpula Social do Mercosul apoia a Ley dos Medios para todos os países do Mercosul (Eduardo Raigner)

A Ley dos Medios, uma lei que altera a legislação dos meios de comunicação, aprovada na Argentina, recebeu apoio nesta quarta-feira (5) da sociedade civil presente na Cúpula Social do Mercosul, em Brasília. O apoio foi dado pela oficina de Democratização da Comunicação e Cultura Digital, com o objetivo de estimular o debate da regularização dos meios de comunicação nos países do bloco.

Segundo os manifestantes, a lei representa um avanço na reforma das leis sobre comunicação no país por buscar a quebra do monopólio de grandes grupos empresarias no setor.

Para o embaixador argentino no Brasil, Oscar Laborge, a lei surge em um momento onde a Argentina enfrentava um monopólio muito grande na área das comunicações. Ele lembra que dia 07 de dezembro de 2012, as empresas tem o último dia para apresentar uma proposta de reorganização de seus grupos midiáticos ao governo federal.

Entenda a Ley dos Medios, por Oscar Laborge.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O ciberativista, Sérgio Amadeu, afirma que a Ley dos Medios deveria seguir de exemplo para os outros países do Mercosul, no sentido de orientar um processo de regulação da mídia nos países membros.

Ele também defende a aprovação, no Brasil, do Marco Civil da Internet, que defende o uso livre da internet e não responsabiliza o provedor das ações feitas pela usuário na rede. Amadeu também defende que este mesmo modelo de legislação seja seguido pelos países do Mercosul.

Entenda o Marco Civil da Internet, por Sérgio Amadeu

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No final, as propostas dos cidadãos, grupos e movimentos sociais presentes na oficina, foram sintetizadas em um relatório, que fará parte do documento final a ser finalizado pela Cúpula Social do Mercosul, e entregue aos presidentes dos cinco países membros do Mercosul, que estarão presentes em Brasília, no dia 07 de dezembro, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Saiba como ficou o documento final pela coordenadora da oficina, Rosane Bertotti:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário