one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 20 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Oriente Médio continua sob os efeitos da Primavera Árabe

Criado em 13/12/12 20h10 e atualizado em 21/12/12 19h09

Os países que protagonizaram a Primavera Árabe no Oriente Médio, com protestos populares e a derrubada de regimes ditatoriais, passaram por novos momentos de tensão política durante 2012.

Os conflitos entre opositores do presidente sírio Bashar al-Assad e as tropas do governo se intensificaram em 2012 e causaram uma série de críticas ao país. No dia 29/05, segundo observadores da ONU, um massacre de mais de 100 civis  por tropas leais a Assad causou a expulsão de diplomatas sírios de vários países ocidentais. No dia 05/06, em reação à ação coordenada pela União Européia e pelos Estados Unidos, anunciou a expulsão de embaixadores e diplomatas de 11 países ocidentais.

Já o presidente deposto no Egito, Hosni Mubarak, foi sentenciado à prisão perpétua no dia 02/06 como cúmplice da morte de 850 manifestantes na revolução egípcia de 2011. No dia 07/06, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban ki-moon, disse que a equipe de monitores que tentava chegar ao local onde teria ocorrido um novo massacre na Síria foi atacada.

No dia 08/07, pouco mais de uma semana após assumir a presidência do Egito, o islamita Mohamed Mursi decidiu pela restauração do Parlamento do país. Formado por maioria liderada pela Irmandade Muçulmana, o espaço legislativo do país havia sido dissolvido em junho por decisão da Suprema Corte Constitucional do país.

No dia 20/07, o agravamento da violência na Síria levou a presidenta Dilma Rousseff a fechar a Embaixada do Brasil em Damasco e o embaixador do Brasil na Síria, Edgard Casciano, deixou a capital do país com destino a Beirute, no Líbano, por via terrestre. O conflito na Síria ultrapassa as fronteiras e no dia 23/08, após quatro dias de batalha em Trípoli, no Norte do Líbano, dez pessoas morrem e 86 ficam feridas durante confrontos entre dois grupos muçulmanos - os alauitas e sunitas.

Em setembro, o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, John Christopher Stevens, morreu durante um ataque ao consulado norte-americano na cidade de Benghazi. O ataque  faz parte de uma onda de indignação que surgiu em alguns países muçulmanos após a circulação, pela internet, de trechos de um filme que satiriza o profeta Maomé.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário