one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O fundador do Wikileaks, Julian Assange, pretende concorrer ao Senado australiano nas eleições federais do próximo ano

Imagem:

Compartilhar:

Wikileaks anuncia divulgação de 1 milhão de documentos

Criado em 20/12/12 17h41 e atualizado em 20/12/12 17h58
Por Portal EBC Fonte:Andes

Assange pretende concorrer ao Senado na Austrália
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, anunciou a divulgação de 1 milhão de documentos sobre violações de direitos humanos no mundo (Télam)

Em uma rápida fala na sacada da embaixada do Equador em Londres, Julian Assange anunciou que o Wikileaks deve revelar em 2013 mais de 1 milhão de documentos sobre diversos governos ao redor do mundo que violam os direitos humanos. “Devemos aprender como funciona o mundo”, ressaltou Assange.

Ao cumprir seis meses de refúgio na embaixada, Assange apareceu para falar ao público pela segunda vez e aproveitou para defender os valores do Equador e agradecer o governo de Rafael Correa por conceder-lhe o asilo diplomático.

O fundador do Wikileaks afirmou que o goveno equatoriano “mostra manter seus valores” e ressaltou que o país “não envia espiões a outros países”. O ativista foi enfático em declarar que “os princípios do Equador não estão à venda” e fez um chamado para que os cidadãos equatorianos defendam sua autonomia nas próximas eleições de 2013.

Assange já realizou uma aparição pública na embaixada em agosto, quando conseguiu asilo político do Equador, depois de passar 58 dias na embaixada. Até hoje permanece o impasse entre o Equador e o Reino Unido, que mantém a intenção de entregar Assange para a Suécia, onde é acusado por supostos crimes sexuais.

O governo equatoriano concedeu asilo político a Assange por entender que ele pode ser extraditado da Suécia para os EUA, onde enfrentaria processos pela publicação de milhares de documentos secretos do governo dos Estados Unidos no site do Wikileaks.

Durante a  intervenção, que durou pouco mais de dez minutos, Assange também falou sobre a defesa da liberdade de expressão, o uso da resistência à política unilateral da Casa Branca e ressaltou a valentia do soldado norte-americano Bradley Manning, que, segundo ele resiste à torturas na prisão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário