one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Assad chama opositores de fantoches e questiona "revolução"

Criado em 06/01/13 14h02 e atualizado em 06/01/13 14h35
Por BBC Brasil Fonte:

Cerca de 400 mortos em fim de semana violento na Síria
Bashar Al Assad, presidente da Síria (SANA - Agência Árabe Síria de Notícias)

Brasília - O presidente sírio, Bashar Al Assad, fez um raro pronunciamento de TV, no qual chamou seus adversários de "inimigos de Deus e fantoches do Ocidente". Ele lamentou o sofrimento das pessoas por conta da guerra civil, dizendo que uma "nuvem negra" de dor cobriu todos os cantos do país.

Assad também se disse disposto a definir um plano de paz envolvendo uma conferência de diálogo nacional e um referendo sobre uma nova Carta (Constituição). A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 60 mil pessoas foram mortas no levante contra o presidente, que começou em março de 2011.

Ele rejeitou o movimento de oposição da Síria, qualificando os rebeldes como marionetes fabricadas pelo Ocidente, e disse que a Síria queria negociar com os "os mestres e não com os servos". Assad afirmou que a Síria não rejeita a diplomacia, mas insistiu que não iria negociar com as pessoas com ideias "terroristas".

O discurso foi intercalado com aplausos e cânticos de seguidores, que lotavam a Ópera de Damasco. Ele disse que a oposição contra ele não faz uma revolução.

"Isso [uma revolução] precisa de pensadores e ser baseado em uma ideia", disse ele. "E precisa de liderança - quem é o líder desta revolução?". Assad acusou os rebeldes de roubar trigo do povo, privar as crianças de escola e cortar a eletricidade e suprimentos médicos.

Ele disse: "O sofrimento está tomando a terra da Síria. Não há lugar para a alegria enquanto a segurança e a estabilidade estão ausentes nas ruas de nosso país”. Assad chamou todos os cidadãos a defenderem o país de acordo com seus meios."A nação é para todos e todos devemos protegê-la", disse ele. Ele disse que esperar por ajuda de outros "apenas levaria o país ao desastre".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário