one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hugo Chavez é reeleito para seu terceiro mandato na Venezuela.

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades reconhecem que estado de saúde de Chávez é delicado

Criado em 03/01/13 07h20 e atualizado em 09/01/13 10h04
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Hugo Chavez
Desde o dia 11, o presidente venezuelano está hospitalizado em Cuba para tratamento de combate ao câncer. (Lusa)

Brasília – A uma semana da cerimônia de posse do presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, autoridades do país reconhecem que o estado de saúde dele é delicado. O  ministro da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Jorge Arreaza, disse ontem (2) à noite que o estado de saúde de Chávez ainda é “estável”  e dentro de “um quadro delicado”, mas que ele “está lutando duro”.

Desde o dia 11, o presidente venezuelano está hospitalizado em Havana, Cuba, para tratamento de combate ao câncer. Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica e apresentou complicações, como hemorragia e infecção respiratória. Nos últimos dias, aumentaram as informações, não oficiais, que seu estado de saúde piorou.

Leia também:
- Morales diz que estado de saúde de Chávez é preocupante
- Incertezas sobre o futuro da Venezuela podem levar à mudança da data da posse
- Oposição cobra informações sobre estado de saúde de Chávez
- Piora o estado de saúde de Hugo Chávez

Arreaza utilizou sua conta na rede social Twitter para informar sobre o estado de saúde de Chávez. "A equipe médica explica que a condição do presidente Chávez permanece estável dentro de seu quadro delicado", disse ele. “[O presidente Chávez] ainda está lutando duro e envia todo o seu amor ao nosso povo. Perseverança e paciência".

O governador de Barinas (Sudoeste da Venezuela), Adan Chávez, está em Havana para visitar Chávez. Até sábado (29) estavam em Cuba o presidente interino venezuelano, Nicolás Maduro, Arreaza, e a procuradora-geral da República, Cilia Flores.

Anteontem (1º), ainda em Havana, Maduro disse que encontrou Chávez com uma “força gigantesca” na tentativa de desfazer os rumores sobre o agravamento do estado de saúde do presidente. Segundo ele, Hugo Chávez está “consciente da complexidade” do seu estado de saúde.

"Eu o vi duas vezes. Conversei com ele que está consciente do processo pós-operatório complexo e pediu, especificamente, para manter o povo informado sempre com a verdade, mesmo que dura em certas circunstâncias", disse Maduro.

A cerimônia de posse de Chávez está marcada para o dia 10. A Constituição da Venezuela diz que, na sua ausência, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdado Cabello, que deve convocar eleições presidenciais em até 30 dias. Mas há informações que a data da posse venha a ser mudada. Ainda não há definição sobre o tema.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur,  e da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Juliana Andrade
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário