one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Proposta do governo brasileiro é promover assistência técnica e formação relacionada ao setor do algodão em países em desenvolvimento

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e EUA conversam na próxima semana sobre subsídios do algodão

Criado em 10/01/13 13h53 e atualizado em 10/01/13 14h04
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

plantação de algodão
Proposta do governo brasileiro é promover assistência técnica e formação relacionada ao setor do algodão em países em desenvolvimento (Flávia Mariani/Creative Commons)

Brasília - O representante do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e candidato ao cargo de diretor-geral da entidade, o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, defendeu hoje (10) a retomada das negociações com os Estados Unidos para resolver o impasse envolvendo os subsídios do algodão. Azevêdo disse que o Brasil recebe mensalmente os repasses norte-americanos, de acordo com o memorando de entendimento agrícola entre os dois países.

Azevêdo disse que na próxima semana o diplomata Paulo Estivallet, da área de comércio do Ministério das Relações Exteriores, conversará com os norte-americanos sobre o tema. O embaixador demonstrou otimismo sobre possíveis avanços nas negociações.

“Não vejo [possibilidade] de encerrar as negociações, enquanto houver engajamento, poderá se avançar”, ressaltou o embaixador. “Houve um momento em que essas conversas ficaram paradas. No fim do ano, as conversas se aceleraram. A minha impressão é de que não há indicação de encerramento.”

Azevêdo, entretanto, destacou que uma prorrogação indefinida da cobrança de subsídios é considerada inaceitável. Pelo memorando de entendimento, os Estados Unidos pagam um doze avos avos anuais de um total de US$ 147,3 milhões ao Brasil, que reinveste parte do dinheiro em projetos de algodão na África.

Além disso, está em discussão nos Estados Unidos a formulação de uma nova lei agrícola, conduzida pelo Congresso norte-americano. Os parlamentares analisam a proposta considerando que a há uma decisão, de 2009, da OMC que autoriza a retaliação do Brasil aos Estados Unidos.

Em 2009, a OMC julgou que as retaliações no valor de US$ 829 milhões podem atingir produtos não só agrícolas, mas também bens de outros setores e de propriedade intelectual. Porém, a ação está suspensa desde 2010 em decorrência do memorando de entendimento entre Estados Unidos e Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário