one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A liberdade econômica ficou estagnada em 2012 a nível global

Imagem:

Compartilhar:

Brasil fica em centésimo no Índice de Liberdade Econômica Mundial

Criado em 10/01/13 15h06 e atualizado em 10/01/13 16h35
Por Allan Walbert Fonte:EBC

Crise Mundial
A liberdade econômica ficou estagnada em 2012 a nível global (kretyen/CC)

A liberdade econômica ficou estagnada em 2012 a nível global, alertou nesta quinta-feira o instituto norte-americano Heritage Foundation. De acordo com o Índice de Liberdade Econômica 2013, o Brasil aparece na centésima posição no ranking de liberdade na economia entre os países. Com 55,7 pontos, o Brasil ficou atrás de nações como Chile (79 pontos), Uruguai (69,7) e Paraguai (61,1); e à frente da Argentina (46,7 pontos), Equador (46,9) e Venezuela (36,1).

A pesquisa do instituto foi feita em colaboração com o jornal The Wall Street Journal. O índice é alinhado a uma perspectiva liberal da economia e contrária a intervenção estatal. Cobre 185 países e faz um compilado de dez 'liberdades': direito à propriedade, combate à corrupção, gastos públicos, redução de impostos, mercado, força de trabalho, finanças, comércio, investimentos e moeda. Cada uma dessas 'liberdades' recebe uma avaliação em escala que vai de 0 a 100.

Pelo relatório, a média de liberdade econômica no mundo aumentou 0,1 ponto em comparação à edição 2012 do Índice. Apenas 31 países conseguiram aumentar as suas clasificações de forma significativa. Hong Kong lidera o ranking com 89,3 pontos e a Coreia do Norte é o país com menos liberdade econômica, alcançando 1,5 ponto apenas.

Brasil

O Brasil teve um desempenho de 0,2 ponto pior que a edição 2012 do Índice. Houve ganhos em combate à corrupção e liberdade fiscal, porém quedas nos índices correspondentes a moeda (inflação, por exemplo) e burocracia na operação de negócios. Dos 29 países da América do Sul, Central e região do Caribe, o Brasil ficou na 19ª posição e foi qualificado como "quase totalmente limitado" quanto à liberdade econômica.

Confira abaixo o gráfico interativo (em inglês), produzido pela Heritage Foundation, da liberdade econômica no Brasil e no mundo desde 1995. A linha preta representa a média mundial e a linha vermelha representa a média brasileira. A partir da nota, a qualificação pode ser: livre (free); quase totalmente livre (mostly free); moderadamente livre (moderately free); quase totalmente limitado (mostly unfree); limitado (repressed).

Read more about Brazil Economy. See more from the 2013 Index.

Estado de Direito

Os contratos feitos com o Brasil são considerados seguros em sua maioria, apesar das críticas ao Judiciário do país. O Brasil figura na 53ª posição em direito à propriedade (50 pontos) e na 71ª em combate à corrupção (38 pontos).

Impostos e gastos públicos

O estudo concluiu que a taxa de imposto de renda é de 27,5%. A taxa de imposto corporativo padrão é de 15%. Somada esta às taxas sobre transações financeiras, adicionais e contribuição social, a taxa efetiva fica em 34% do PIB, contra uma carga fiscal global em torno de 32,5%.

“A despesa pública é mais de um terço do PIB e as tentativas de estímulo fiscal contribuíram para uma história de déficits públicos crônicos, apesar da dívida permanecer estável”, traz o Índice sobre o Brasil.

Regulação

De acordo com o Índice de Liberdade Econômica, quem negocia com o Brasil ainda encontra muitos obstáculos burocráticos. Processos longos para abrir negócios e obter autorizações devem ser levados em conta.

Inflação, custos para manter o empregado e legislação trabalhista rígorosa também foram aspectos críticos levantados pelo relatório.

Abertura de mercado

Neste aspecto, o Índice de Liberdade Econômica ressalta que as barreiras não-tarifárias e uso de medidas antidumping são motivos de preocupação no país sul-americano. “Os investidores estrangeiros são bem aceitos, porém as suas atividades são restritas em alguns setores”, pondera.

Confira as notas e as posições do Brasil em cada uma das 'liberdades'.

Direito à propriedade privada: 50 pontos (53ª posição)
Combate à corrupção: 38 pontos (71ª posição)
Isenção fiscal: 70,3 pontos (135ª posição)
Gastos públicos: 54,8 pontos (115ª posição)
Liberdade de negócios (começar, operar e fechar um negócio): 53 pontos (136ª posição)
Liberdade para uso da força de trabalho (Mede a legislação trabalhista e suas derivações): 57,2 pontos (103ª posição).
Liberdade para comércio (importação, exportação e derivados): 69,7 pontos (127ª posição)
Moeda (Inflação e controle de preços): 74,4 pontos (103ª posição)
Oportunidades de investimento (fluidez de capital): 50 pontos (98ª posição)
Liberdade financeira (eficiência bancária e independência do governo: 60 pontos (40ª posição)

Confira as notas gerais das principais economias do mundo

Estados Unidos: 76 pontos (10ª posição)
Reino Unido: 74,8 pontos (14ª posição)
Alemanha: 72,8 pontos (19ª posição)
Japão: 71,8 pontos (24ª posição)
França: 64,1 pontos (62ª posição)
Brasil: 57,7 pontos (100ª posição)
China: 51,9 pontos (136ª posição)

Confira as notas gerais dos países que compõem o Mercosul

Uruguai: 69,7 pontos (36ª posição)

Paraguai: 61,1 pontos (80ª posição)

Brasil: 57,7 pontos (100ª posição)

Argentina: 46,7 pontos (160ª posição)

Venezuela: 36,1 pontos (174ª posição)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário