one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo é um dos candidatos a diretor-geral da OMC.

Imagem:

Compartilhar:

Candidato brasileiro à OMC intensifica campanha na América Latina

Criado em 26/01/13 09h59 e atualizado em 26/01/13 10h11
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Roberto Carvalho de Azevêdo
O brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo é um dos candidatos a diretor-geral da OMC (José Cruz / ABr)

Brasília – O candidato do Brasil ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e representante brasileiro na entidade, o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, intensificará a campanha nos próximos dias. O diplomata quer garantir o apoio dos latinos-americanos à sua candidatura. A ideia é visitar a Argentina, o Uruguai, Chile e a Colômbia. No dia 31, Azevêdo apresentará suas propostas e defenderá a candidatura.

O embaixador também pretende visitar países da África e Ásia em busca de apoio político. Na OMC, a eleição, que ocorre em maio, é construída por meio de consensos e não exatamente de votos diretos. Atéo momento, há nove candidaturas, incluindo a do brasileiro, daí o empenho de Azevêdo em intensificar a campanha.

Em dois anos de mandato, o governo da presidenta Dilma Rousseff conseguiu eleger representantes para cargos considerados relevantes no cenário político e econômico internacionais. Uma das principais vitórias foi para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) - o escolhido foi José Graziano.

Na relação estão também o diretor executivo da Organização Internacional do Café, Robério Silva, o presidente do Comitê Jurídico Interamericano, o embaixador aposentado Clemente Baena Soares, e o representante no Tribunal Penal Internacional, Leonardo Brandt, além de integrantes para a Comissão de Direito Internacional, Gilberto Saboia, para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas, e para o Comitê sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, Silvia Pimentel.

No começo deste mês, ao confirmar sua candidatura, Azevêdo criticou a paralisia nas negociações multilaterais. Segundo ele, essa paralisia preocupa, pois impede o aprimoramento e os avanços em vários setores. Se eleito, o embaixador disse que pretende incentivar a busca por consensos e a conciliação. “Ser um brasileiro e vir do Brasil, ter esse histórico, é um ativo que só ajuda”, ressaltou.

Aos 55 anos, o diplomata brasileiro enfrenta oito candidatos na disputa pelo cargo de diretor-geral e busca apoio dos latino-americanos e africanos. De 29 a 31, os nove candidatos apresentarão suas propostas e a eleição ocorrerá em 31 de maio.

Além de Azevêdo, concorrem à direção-geral da OMC Alan John Kwadwo Kyerematen, de Gana; Anabel González, da Costa Rica; Mari Elka Pangestu, da Indonésia; Tim Groser, da Nova Zelândia; Amina C. Mohamed, do Quênia; Ahmad Thougan Hindawi, da Jordânia; Herminio Blanco, do México, e Taeho Bark, da Coreia do Sul.

O embaixador é apontado como um dos mais preparados especialistas em política comercial do governo brasileiro. O comando da OMC é exercido pelo diretor-geral, presidente do órgão revisor e presidente do mecanismo de controvérsias.

Diplomata de carreira, Azevêdo é o representante permanente do Brasil na OMC, na  Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no Conselho das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), e na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Ele construiu sua carreira na área de economia e comércio internacional, em especial de resolução de litígios.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário