one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto em Santiago lembrou os cinco anos da morte do jovem mapuche Matías Catrileo, morto por um policial em 2008

Imagem:

Compartilhar:

Chile pode decretar estado de exceção em área mapuche

Criado em 07/01/13 15h09 e atualizado em 07/01/13 15h19
Por Portal EBC*

Piñera anuncia que vai utilizar lei antiterrorista contra ataques
O presidente Sebastiãn Piñera se deslocou até a região de Araucania na última sexta-feira (04) e anunciou a utilização da lei antiterrorista (Alex Ibañez / Presidência do Chile)

Após anunciar a utilização da lei antiterrorista, o governo do Chile deixou aberta a possibilidade de decretar o estado de exceção em Araucania, onde na última semana um ataque incendiário causou a morte de um casal de fazendeiros. “Não descartamos nenhuma outro instrumento jurídico que nos permita a Constituição e a lei”, disse neste domingo (06), o ministro do Interior, Andrés Chadwick, em referência a um possível estado de emergência na região Sul do país, a cerca de 700km da capital Santiago.

Segundo o ministro, o estado de exceção só estabelece limites de movimento e reunião, de forma que sua aplicação dependerá do desenrolar dos acontecimentos. Após reunir-se com o presidente Sebastian Piñera e outros ministros, Chadwick insistiu que “o mais últil como instrumento jurídico é a invocação e a aplicação da Lei antiterrorista”, medida anunciada na última semana por indígenas e grupos de direitos humanos.

Os incêndios que ocorreram na região nos últimos dias tem sido associado pelas autoridades à ação de grupos que consideram terroristas, vinculados à reivindicação de terra das comunidades mapuche.

Reivindicações

Em carta endereçada ao presidente Piñera, a líder mapuche Juana Calfunao Paillalef expressou suas condolências pela morte dos fazendeiros e assegurou que os representantes de seu povo “são os primeiros a repudiar a violência”, porque durante 130 anos viveram esse “trato inumano”.

A “lonlo” - autoridade tradicional mapuche – ressaltou que os incêndios ocorreram em “um clima de violência e confrontação” e sublinhou que as autoridades chilenas “não podem fugir à sua responsabilidade devido à incapacidade política para solucionar o conflito”. “Não devemos esquecer que os fatos mencionados ocorrerem no contexto territorial de numerosas comunidades. Lutamos pela restituição de nossas terras que nos foram injustamente retiradas no passado”, diz a carta.

Na região de Araucanía, estão concentrados cerca de 400 oficiais de polícia, 40 peritos da Polícia de Investigações e a Agência Nacional de Inteligência, que utilizará os aparatos de informação das forças armadas para investigar o caso. As autoridades anunciaram também o estabelecimento de uma zona de vigilância na região com o uso de veículos blindados e helicópteros.

A região foi ocupada militarmente pelo estado Chileno em 1883, como parte de um plano de ocupação do território chamado de processo de “Pacificação de Araucania”. Três anos depois, o Congresso criou uma comissão que facilitou a ocupação da região por particulares, deixando 500 mil hectares em posse dos indígenas.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário