one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palácio do Planalto, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Cúpula da União Europeia-Brasil: crise internacional e segurança no Oriente Médio e na África são prioridades

Criado em 23/01/13 10h21 e atualizado em 23/01/13 10h48
Por Renata Giraldi e Luciene Cruz Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Palácio do Planalto
As reuniões começam a partir das 10 horas, no Palácio do Planalto. (Creative Commons)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reúnem-se amanhã (24) na 6ª Cúpula Brasil-União Europeia (UE). Os temas que devem prevalecer nas discussões são a crise financeira internacional, os debates no G20 (grupo das 20 maiores economias no mundo) e segurança internacional no Oriente Médio e na África – que enfrentam crises específicas, como no Mali (África) e na Síria (Ásia).

Dilma e Durão Barroso também debaterão questões regionais, como o acordo Mercosul-União Europeia, pois há entraves que ainda necessitam de negociações para dar mais agilidade à execução das propostas. Além disso, serão tratados acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação, principalmente no âmbito do programa brasileiro Ciência Sem Fronteiras. Temas relativos às alterações climáticas e aos direitos humanos também devem estar na pauta.

As reuniões começam a partir das 10 horas, no Palácio do Planalto, seguido de um almoço e uma declaração à imprensa às 12h30. O lançamento da parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil ocorreu em julho de 2007, em Lisboa, Portugal.

Além de Barroso, participam Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu (órgão político do bloco), o comissário do Comércio, Karel de Gucht. Do lado brasileiro, participarão ministros de várias áreas e Antonio Patriota (Relações Exteriores).

Para Durão Barroso, União Europeia e Brasil devem buscar intensificar suas afinidades para levar adiante a agenda global. Ele disse que está “convencido” de que a União Europeia e o Brasil poderão apontar o caminho para uma “governança multilateral mais forte”, a fim de implementar os compromissos do G20 com “crescimento global sustentável e socialmente inclusivo”.

O presidente do Conselho Europeu (órgão político do bloco), Herman Van Rompuy, disse que o Brasil e a União Europeia têm visões semelhantes sobre justiça internacional e igualdade social.

Edição: Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário