one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na Venezuela, o voto não é obrigatório como no Brasil.

Imagem:

Compartilhar:

Em meio a incertezas parlamentares se reúnem este sábado na Venezuela

Criado em 03/01/13 17h25 e atualizado em 03/01/13 17h43
Por Agência Télam

Deputado chavista deve continuar na presidência da Assembléia Nacional
A expectativa é que o deputado governista Diosdado Cabello continue na presidência da Assembléia Nacional da Venezuela em meio às incertezas sobre a saúde de Chávez (Agência Télam)

A Assembléia Nacional da Venezuela, convocou para este sábado (05), sua primeira sessão do ano, em que elegerá a nova junta diretiva, que deve ser presidida novamente pelo deputado governista Diosdado Cabello, em momento de grande expectativa gerada pela doença do presidente Hugo Chávez, que está em em Cuba após a quarta cirurgia em decorrência de um câncer.

A convocatória foi confirmada por Cabello, atual presidente da casa,  cargo a que a Constituição venezuelana designa um papel decisivo nos próximos dias, diante da possibilidade de que Chávez não possa assumir novamente a presidência no dia 10 de janeiro, como consequência da cirurgia de retirada de um câncer pélvico a que foi submetido em 11 de dezembro.

A condição de saúde do presidente “segue estável dentro de um quadro delicado”, afirmou por meio de sua conta no Twitter o ministro de Ciência da Venezuela, Jorge Arreaza.


O oficialismo venezuelano estima que se Chávez não estiver em condições para assumir na data constitucional, a Assembléia terá que passar essa função ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que tomará a decisão em um prazo não estabelecido pela Constituição, mas estimado entre três e seis meses.

Na mudança, setores da oposição interpretam que se Chávez não puder assumir em 10 de janeiro o mandato 2013 – 2019 e se fosse declarada sua falta absoluta, o titular da Assembléia deveria assumir a presidência e tomar o controle do país até que seja realizada uma nova eleição dentro de 30 dias.

Assembleia

Na sessão deste sábado será eleita uma nova junta diretiva, com um presidente e dois vice-presidentes. Os prognósticos indicam que Cabello continuará à frente do legislativo do país e que seus vices serão membros do governo, como tem ocorrido até hoje.

A saída do primeiro vice-presidente, Aristóbulo Istúriz, que foi eleito governador do estado oriental de Anzoátegui, abriu uma vaga para os deputados do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

A deputada Blanca Eekhout, poderia passar da segunda para a primeira vice-presidencia e quem está cotado para assumir seu posto é o ex-chefe do legislativo Fernando Soto Rojas.

O governo tem maioria na câmara, com 104 deputados  governistas - contando com os aliados - contra 68 da oposição, que até agora não figurou na direção da casa.

Por meio de sua conta no Twitter,  Cabello deu o recado para os oposicionistas “nós chavistas temos muito claro o que faremos, ocupem-se do que farão vocês”.

 

Información para los jefes de la oposición venezolana, los Chavistas tenemos muy claro lo que haremos, ocupense de lo que harían ustedes

Apesar da negativa do governo, o secretário executivo da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), Ramón Guillermo Aveledo, advertiu que a situação de crise política requer uma “direção legislativa plural”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário