one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente colombiano critica posição das FARC em negociações

Imagem:

Compartilhar:

Farc demonstram vontade e empenho em negociar a paz, diz presidente da Colômbia

Criado em 15/01/13 07h24 e atualizado em 15/01/13 07h51
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Presidente colombiano critica posição das FARC em negociações
Presidente colombiano, Juan Manuel Santos

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reconheceu que há vontade e empenho do comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para acabar com o conflito armado no país. Segundo ele, a maior parte dos guerrilheiros está disposta a adotar um cessar-fogo unilateral, como exige o governo para estabelecer as negociações.

LEIA TAMBÉM:

Governo da Colômbia, Farc e ELN retomam negociações em busca de paz

Jimmy Carter participa das negociações de paz entre Colômbia e as Farc

Santos disse estar satisfeito também porque o negociador-chefe das Farc, Ivan Marquez, indicou que quer dar mais agilidade ao processo de negociações de paz. "Eu gostei do que isse Ivan Marquez, pois coincidiu com o que pensa Humberto de la Calle [emissário do governo] sobre impor um novo ritmo [às negociações]”, ressaltou.

O presidente colombiano reiterou que a presença do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, Prêmio Nobel da Paz de 2002, não representa que ele será um mediador no processo de negociação.

"Eu disse [a Carter], francamente, que eu não acho que nós precisamos dele [como mediador], pois mediadores, às vezes, em vez de ajudar, atrapalham”, acrescentou.

Ontem (13), o governo e as Farc retomaram as negociações, em Havana, capital cubana, sobre a questão agrária. "Eu tenho que admitir que a oferta de trégua unilateral (Farc) tem sido cumprida", disse ele, lembrando que houve uma redução de 87% na quantidade de homens das Farc na região.

De acordo com o presidente, as Farc sinalizaram a disposição de manter a trégua para além do dia 20, quando expira o prazo preliminar. Segundo Santos, atualmente as Farc contam com aproximadamente 8 mil homens.

As negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc, além do Exército de Libertação Nacional (ELN), foram retomadas no ano passado. Autoridades de Cuba, da Noruega, do Chile e da Venezuela fazem a mediação. A previsão é que no fim do ano seja fechado um acordo de paz.

*Com informações da emissora multiestatal, Telesur.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário