one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Governo aprova programa de Assad para solucionar crise na Síria

Criado em 09/01/13 20h25 e atualizado em 09/01/13 20h42
Por Portal EBC*

Cerca de 400 mortos em fim de semana violento na Síria
Bashar Al Assad, presidente da Síria (SANA - Agência Árabe Síria de Notícias)

O governo sírio aprovou nesta quarta-feira (09) os mecanismos para implementar o programa político apresentado pelo presidente Bashar al Assad que propõe uma solução pacífica ao conflito no país.

Durante o segundo dia de reunião, o gabinete liderado pelo primeiro ministro, Wael AL Halaki, deu luz verde ao programa do executivo que especifica as missões pelas quais trabalhará o governo, assim como os passos para concretizar a iniciativa apresentada no último domingo pelo mandatário, que inclui a redação de uma nova Constituição.

Leia também:

Ban Ki-moon: proposta de Assad não contempla iniciativa da ONU

Oposição síria rejeita discurso de Assad

Proposta de diálogo de Assad gera posições opostas

O Conselho de Ministros aprovou a criação de uma equipe presidida por Al Halaki, que junto ao vice-presidente para Assuntos Econômicos e os titulares das pastas de Transporte, Informação, Indústria, Justiça, Reconciliação Nacional, assim como os responsáveis pelo Parlamento e pelo Judiciário.

O gabinete convocou a países e atores regionais e internacionais cancelar de imediato a entrega de apoio financeiro, armas e abrigo aos grupos opositores armados e a deter a violência em todas as suas formas.

“Ele [o projeto] colocará fim ao banho de sangue e restaurará a segurança, integridade territorial e a independência do país, além de permitir o

Enviado da ONU chega a Síria para propor trégua
Enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, chegou a Damasco nesta sexta-feira (19)

retorno dos sírios refugiados pelos enfrentamentos e atos de violência”, afirmou Assad. Assad afirmou que assim que isso ocorra, o exército sírio suspenderá automaticamente todas as operações militares ao longo do território nacional, “e então o governo convocará um diálogo nacional, uma Assembleia Constituinte de onde saia uma nova Carta Magna seguida por um referendo para convocar eleições e escolher um novo governo”, disse Assad.

Mediador

O emissário internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, considerou hoje "sectário" e "parcial" o discurso do presidente sírio, em entrevista à cadeia pública britânica BBC. Esse discurso “é a repetição de iniciativas antigas que calaramente não funcionam. O que foi agora dito não é diferente, é ainda mais sectário e parcial”, afirmou. “Em 2012 houve um novo Parlamento, uma nova Constituição, um novo Governo e a situação não melhorou nada”, disse Brahimi.

O mediador da ONU e Liga Árabe, considera que “há um problema muito grave entre sírios” que deve ser resolvido internamente. “Na Síria, como em outros países, os povos da região reclamam uma verdadeira mudança, não uma operação cosmética. O povo quer ter uma palavra a dizer sobre a forma como é governado”, defendeu. Brahimi lembrou que a família Assad governa o país há 40 anos, desde a chegada ao poder do pai do atual presidente Hafez al-Assad, pai do atual presidente sírio, que chegou ao poder em 1970. Bashar al Assad assumiu o poder após a morte do pai em 2000.

* Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina e de Portugal, Lusa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário