one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira de Israel.

Imagem:

Compartilhar:

Israel: direita e centro-esquerda empatam na conquista de lugares no Parlamento

Criado em 23/01/13 06h26 e atualizado em 23/01/13 07h49
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Bandeira de Israel
Israel: direita e centro-esquerda empatam na conquista de lugares no Parlamento. (hoyasmeg / Creative Commons)

Brasília – A Comissão Eleitoral de Israel informou hoje (23) que, com 99,5% dos votos apurados, os blocos de direita e centro-esquerda estão empatados no Parlamento (Knesset), que dispõe de um total de 120 vagas. Os partidos de direita, liderados pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, obtiveram 60 dos 120 assentos e a mesma quantidade foi conquistada pelas legendas de centro-esquerda, incluindo as facções árabes. Os resultados definitivos serão anunciados em uma semana.

LEIA TAMBÉM:

Eleitores vão às urnas em Israel para escolha do novo Parlamento

Netanyahu deve continuar no poder mas sai enfraquecido de eleições

Para Saeb Erakat, um dos negociadores do processo de paz entre israelenses e palestinos, os resultados da eleição são um assunto interno israelita. “Qualquer que seja a natureza da coligação do governo, ela deve pretender a paz e seguir a via de uma solução com dois Estados, para restaurar a credibilidade do processo de paz”, disse ele.

A participação nas eleições chegou a 66,6%, registrando leve alta em comparação a 2009, quando foi 65,27%. Em Israel, o voto não é obrigatório. Votam os cidadãos com mais de 18 anos.

Netanyahu deve se manter no cargo, embora o resultado tenha ficado abaixo das expectativas dos aliados dele, indicando que o governo de coalizão poderá se render às tendências de centro-esquerda. Segundo o primeiro-ministro, suas prioridades serão impedir um eventual ataque do Irã, estabilizar a economia, manter os esforços pela paz, promover um serviço militar e cívico mais igualitário e reduzir o custo de vida.

Os partidos Likud, de Netanyahu, e o Israel Beiteinou, do seu ex-chanceler Avigdor Lieberman, conseguiram apenas 33 assentos dos 120 do Parlamento. Antes detinham 42 cadeiras. O partido de centro Yesh Atid, criado há um ano pelo jornalista Yair Lapid, conseguiu eleger pelo menos 18 deputados (os números ainda não foram concluídos), tornando-se a segunda maior legenda no país, inclusive na frente do Partido Trabalhista, que obteve 17 assentos.

Em discurso ontem (22), Netanyahu disse que pretende formar “um governo o mais amplo possível”. Para Lapid, é fundamental que o novo governo contenha “elementos moderados de esquerda e de direita para uma mudança real”. Para analistas políticos, o primeiro-ministro terá de negociar com a centro-esquerda ministérios como os da Defesa, das Relações Exteriores e da Fazenda.

Os partidos ulta-ortodoxos Shas e United Torah-Judaism conquistaram 12 e seis assentos, respectivamente, enquanto o partido de centro Hatnua ficou com sete e o partido pacifista de esquerda Meretz conseguiu o mesmo número.

Os três principais partidos árabe-israelitas conquistaram um total de nove lugares no Knesset, dos quais quatro para o socialista Hadash, três para a nacionalista Formação Árabe Unida e dois para o secular Balad.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário