one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Militares no Mali

Imagem:

Compartilhar:

Mali deve receber reforço de mais de 2 mil soldados de países africanos

Criado em 17/01/13 07h22 e atualizado em 17/01/13 07h36
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mali
Militares integrarão as tropas da França que combatem militantes de grupos extremistas islâmicos. (Magharebia/CC)

Brasília – A crise no Mali (África) deve se acentuar nos próximos dias com a chegada de cerca de 2 mil militares de países africanos à capital do país, Bamako. Os militares integrarão as tropas da França que combatem os militantes de grupos extremistas islâmicos e apoiam a ação do governo do Mali. Ontem (16), turistas estrangeiros foram sequestrados, supostamente por radicais islâmicos, na Argélia, em reação à ação francesa no Mali.

As forças francesas e do governo do Mali buscarão conter a ação dos grupos radicais islâmicos que ocupam o Norte do país. Desde a semana passada, a França iniciou uma ofensiva militar contra os extremistas.

Entenda o Conflito no Mali

Os oficiais do Exército de diferentes países africanos reuniram-se hoje (17) em Bamako, para estudar a ação de mais de 3,3 mil militares que reforçarão a ação dos franceses no Mali. “A urgência exige que tudo seja acelerado”, diz o documento final da reunião dos comandantes militares. O comandante do Exército do Mali, Abdoulaye Diakité, confirmou as ações.

LEIA TAMBÉM:

Tropas francesas avançam para o Norte do Mali

Nigéria envia 900 militares para apoiar forças oficiais

Mais de 150 mil cidadãos do Mali tentam refúgio nos países vizinhos

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, ressaltou que as ações no Mali exigem o apoio da comunidade internacional. "Não acho que a guerra no Mali seja francesa, mas deve haver um esforço internacional", disse. Segundo Panetta, o objetivo é possibilitar que as forças africanas assumam o controle sobre o território.

Em dezembro, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, o envio de uma força militar com liderança africana para o Mali, para apoiar as ações do Exército.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário