one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Expectativa é que Obama possibilite a criação do Estado independente e autônomo da Palestina.

Imagem:

Compartilhar:

Obama escolhe assessores polêmicos para sua nova equipe de Defesa

Criado em 08/01/13 06h55 e atualizado em 08/01/13 07h54
Por Da BBC Brasil

Barack Obama
(Foto: Agência Brasil)

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem (7) dois nomes polêmicos para os principais cargos de sua nova equipe de Defesa. O ex-senador republicano Chuck Hagel será o novo secretário da pasta e para o comando da CIA, a agência de inteligência norte-americana, irá o conselheiro de contraterrorismo da Casa Branca, John Brennan.

Ambos poderão enfrentar resistência da oposição. Hagel, que substituirá Leon Panetta como secretário de Defesa, é alvo do lobby judeu-americano por ter feito declarações contrárias às políticas do Estado de Israel no Oriente Médio. Hagel é criticado por declarações consideradas preconceituosas contra um diplomata gay.

Brennan, por sua parte, não ficará imune às desconfianças de alguns democratas por sua ligação com o governo de George W. Bush, sobretudo. durante a invasão do Iraque, em 2003. Ele substitui o general David Petraeus, que pediu demissão em meio a um escândalo de adultério.

Ao lado do senador John Kerry, nomeado por Obama no mês passado para substituir Hillary Clinton como secretário de Estado, Hagel e Brennan deverão ajudar a reformular a agenda de segurança nacional no segundo mandato do presidente.

Os nomeados só serão confirmados no cargo após aprovação do Senado. Segundo analistas, a escolha de Hagel, um condecorado veterano da Guerra do Vietnã, pode levar a uma batalha no Senado.

Hagel, 66 anos, entrou na mira dos judeus americanos após a publicação de um livro do ex-integrante do Departamento de Estado Aaron David Miller, em 2008. O livro citava uma frase atribuída ao então senador republicano pelo Estado de Nebraska criticando as posições americanas por serem sempre a favor de Israel.

O novo chefe da CIA, John Brennan, também é alvo de críticas, mas de aliados liberais de Obama. Segundo analistas, Brennan, que participou do planejamento das ações que resultaram na morte de Osama bin Laden, tem a total confiança do presidente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário