one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conselho de Segurança da ONU, em Nova York

Imagem:

Compartilhar:

ONU discute hoje atuação de 15 missões de paz em áreas de conflito

Criado em 21/01/13 06h29 e atualizado em 21/01/13 09h22
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Conselho de Segurança da ONU cancela reunião devido à passagem do Furacão Sandy
Conselho de Segurança da ONU. (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) promove hoje (21) um debate aberto sobre as 15 missões de paz da instituição, que envolvem cerca de US$ 7 bilhões. A reunião ocorre a pedido do Paquistão, que ocupa a presidência temporária do órgão. O conselho reúne dez membros rotativos e cinco permanentes.

As missões de paz são definidas a partir de decisões do Conselho de Segurança. Em geral, os integrantes optam pelo envio das missões – que ficam por um período determinado que pode ser renovado, se assim concluírem os integrantes. Elas atuam em áreas de conflito nas quais a população civil esteja ameaçada.

LEIA TAMBÉM:

Paquistão assume a presidência temporária do Conselho de Segurança da ONU

Brasil é reconduzido para Comissão de Construção da Paz da ONU

Crise na Síria é tema de reunião na ONU

De acordo com a ONU, cerca de 115 mil pessoas estão envolvidas nas missões de paz, incluindo 95 mil militares e policiais, 18 mil civis e 2 mil voluntários. As tropas que atuam em missões de paz  vêm de 115 países. Tradicionalmente, o Brasil faz parte das missões. Uma das principais é a que atua no Haiti conhecida pela sigla Minustah.

Desde o início das operações de manutenção da paz em 1948, segundo dados das Nações Unidas, houve aproximadamente 3 mil operações e 62 mortes entre seus integrantes.

Atualmente, as principais missões de  missões de paz são no Haiti (Caribe), nas Colinas de Golan (Oriente Médio, no Saara Ocidental, Congo, Sudão, na Libéria e Costa do Marfim, na  África, no Chipre (país que pertence à União Europeia), Líbano (Oriente Médio), Kosovo (Europa), além da Índia e do Paquistão, no Oriente. Há ainda uma missão de assistência no Afeganistão.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário